A internet evidenciou uma considerável quantidade de sistemas comunicacionais revolucionários e trouxe em seu rastro outra quantidade de jovens pesquisadores que nos ajudam a compreender a complexidade do novo paradigma da Comunicação.
Blogs: cultura convergente e participativa é uma dessas pesquisas; obra madura de um pesquisador em formação, cuja contribuição mais importante é saber revelar o que está vivenciando de maneira clara e equilibrada, sem o infrutífero pessimismo ou otimismo exagerado que assola estudiosos da área – dentre os quais muitos de nós nos incluímos.
As palavras de ordem aqui, já designadas no título, convergência e participação sustentam o cerne das revelações de Ricardo Oliveira: o blog como uma mídia reconhecidamente inovadora porque se mantém como diálogo entre a comunicação interpessoal e coletiva.
Ao analisar o blog Brainstorm#9, Ricardo demonstra uma interface dinâmica que permite a versátil interatividade entre fotografia, vídeo e texto, constituídos por linguagens sonoras e visuais que proporcionam aos leitores o acesso a uma multiplicidade de informações como não seria possível através dos meios tradicionais.
São possibilidades comunicativas que se ampliam notadamente agora com o surgimento contínuo de aplicativos e serviços disponibilizados pela Web 2.0.
O autor não perde a dimensão sócio-cultural de sua análise ao inseri-la no contexto de outra ordem instaurada pela internet: as redes sociais virtuais, que se estabeleceram como uma tendência geradora de avançados modelos interativos de comunicação.
O Brainstorm#9, de autoria do blogueiro Carlos Merigo, tem como conteúdo assuntos relacionados ao universo da propaganda e do marketing, uma área que está em permanente renovação, e que por isso, serviu de exemplar objeto de estudo ao esforço de Ricardo em nos mostrar a instigante natureza dos blogs.
Esta é uma obra particularmente histórica porque registra o início da trajetória de um pesquisador que vem demonstrando, em seus artigos subsequentes, um compromisso acadêmico baseado na perspicácia profissional de quem vivência as práticas midiáticas em ebulição, como demonstram seu programa de rádio e seu blog Diversitá.
A área de Comunicação e Culturas Midiáticas se vê enriquecida com a análise precisa e segura de um texto muito bem conduzido pelos percalços de conceitos e nomenclaturas que costumam incomodar as mentes pouco afeitas às inovações diárias da rede mundial de computadores. Marcos Nicolau |