A definição do que é História em Quadrinhos Brasileira é um tema recorrente nas revistas, fanzines, palestras e eventos do gênero. Cada autor, leitor, editor tem sua própria visão sobre os Quadrinhos Brasileiros, o que gera infindáveis polêmicas.
A questão também ganhou o meio acadêmico. Moacy Cirne, um dos mais renomados pesquisadores sobre quadrinhos, considerava que não bastava a personagem estar situada em nosso meio para que fosse considerada brasileira. A experiência da personagem Judoka é emblemática. Embora feita por brasileiros, sua construção seguia as mesmas linhas de quase todos os grandes heróis dos quadrinhos, inclusive com dupla identidade.
Para Edgard Guimarães, este foi o ponto de partida para discutir sobre o Quadrinho Brasileiro. Para isto, ele convidou alguns autores que têm se dedicado ao assunto para formar o livro O que é História em Quadrinhos Brasileira, cuja primeira edição saiu pela Marca de Fantasia em 2005, sendo retomado agora em edição digital.
A reunião de artigos de vários autores sobre o mesmo tema poderia incorrer na redundância ou ainda num conjunto caótico e sem coerência. Nessa obra, Marcelo Marat, César Silva, Gazy Andraus, Edgar Franco, o próprio Edgard Guimarães e Henrique Magalhães apresentam visões distintas sobre os Quadrinhos Brasileiros, mas que se encontram na complementaridade desejada. |