O livro “Ciência e Quadrinhos” surgiu originalmente como um capítulo da dissertação de mestrado “A divulgação científica nos quadrinhos: uma análise do caso Watchmen” defendida por Ivan Carlo Andrade de Oliveira – conhecido por Gian Danton - no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. O capítulo se destacava não só pela cronologia da relação entre a ciência e quadrinhos, mas pela compreensão de como essa relação evoluiu ao logo do tempo, dos primórdios em que a ciência era usada como pretexto para possíveis antecipações tecnológicas até a fase mais recente, em que roteiristas de quadrinhos se dedicaram a discutir eticamente a ciência.
Assim, surgiu a ideia de transformá-lo num livro, publicado pela Marca e Fantasia em 2005. O livrinho, apesar do seu tamanho reduzido, tornou-se bibliografia básica para analisar a relação entre ciência e HQs, sendo usado inclusive em trabalhos sobre o uso de quadrinhos em aulas de ciência.
Dezoito anos depois, com a edição impressa fora de catálogo, surgiu o momento de transformar o livro em e-book. Junto com a mudança de suporte, foi feita a revisão do texto, a atualização das referências de acordo com as normas mais recentes da ABNT e modificadas algumas imagens no sentido de deixá-las mais apropriadas ao conteúdo.
Gian Danton |