Estudo que tem como tema central os Livros Cartoneros. Tais livros apresentam características muito particulares dentro do universo editorial independente, e esse novo modo de produção livresca pode ser observado em várias partes do globo. Por não fazer parte da cultura hegemônica e ser uma prática recente, iniciada nos primeiros anos do século XXI, este é um tema pouco discutido (e por isso ainda desconhecido por muitos) nos meios acadêmicos.
A escolha do tema justifica-se na medida em que tais livros projetam textos e pessoas (leitores e receptores) muitas vezes à margem dessa mesma cultura hegemônica; ao estudar o fenômeno academicamente estamos propiciando que essas vozes sejam ouvidas para além do circuito paralelo em que se manifestam, registrando sua existência.
O objetivo desta pesquisa é apresentar como os Livros Cartoneros surgiram; como se manifestam em diferentes partes do globo; quais suas propostas de produção; como são produzidos os livros e como circulam. O procedimento de coleta de material partiu de pressupostos amplos relacionados à coleta de fontes primárias (escritas, orais e iconográficas) de diferentes editoras e editores cartoneros.
Imagem: Ateliê Eloísa Cartonera, Buenos Aires 2014. (Foto Maia Vargas) |
|