A edição do fanzine proporciona ao editor total domínio sobre o processo de produção, desde a coleta de informações, redação, diagramação, arte, composição, além da impressão e distribuição. Isto favorece mais liberdade de criação e principalmente expressão. Apesar desse fabuloso recurso, o fanzine ainda é muito pouco utilizado em sala de aula.
Neste estudo Renato Donizete investiga algumas práticas desenvolvidas em diversos componentes curriculares, tais como Língua Portuguesa, Geografia e Educação Física, no Ensino Básico; como também experiências vivenciadas no Ensino Superior, como no Mestrado em Educação. Num segundo momento descreve sua própria experiência com a utilização dos fanzines em uma escola municipal situada nas proximidades da comunidade de Heliópolis, em São Paulo.
Este livro é fruto de uma monografia apresentada na Faculdade Campos Elísios na cidade de São Paulo em 2012 no curso de latu sensu “Educação para Diversidade e Cidadania”. Posteriormente a experiência foi relatada no trabalho O Fanzine como Recurso Pedagógico nas aulas de Educação Física, apresentado no IV Seminário de Metodologia do Ensino da Educação Física realizada em julho de 2012 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
HM, sobre apresentação do livro |