Com Pedras no charco: resistência e perspectivas dos fanzines, retomo com ampliação e atualização o livro A nova onda dos fanzines, lançado pela Marca de Fantasia em 2004. Nesse livro, procuro resgatar a história dos fanzines, sua propagação e consolidação como fenômeno das edições independentes, a crise de sua produção e, sobretudo, analisar as transformações ocorridas em seu modo de produção a partir da década de 1990.
Essa década e posteriores à pesquisa desenvolvida no Mestrado da USP, que resultou na publicação de O rebuliço apaixonante dos fanzines, representaram uma verdadeira transformação no processo editorial dos fanzines no Brasil após um período de crise e estagnação e significaram a retomada de sua produção de forma mais sólida e inovadora.
O objetivo da nova edição não é o esgotamento do tema nem o levantamento exaustivo de todos os fanzines editados, mas demonstrar alguns aspectos significativos desse gênero de publicação e seu desenvolvimento como forma de produção. A opção pela edição digital visa favorecer a uma leitura mais dinâmica com utilização de hiperlinks e reprodução em cores das capas das publicações, que com sua riqueza iconográfica são, sem dúvida, um elemento documental de grande valor. |