O livro do Professor André Sonoda apresenta os resultados de uma pesquisa de Pós-Graduação realizada no Núcleo de Etnomusicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2003. Teve objetivo de abordar questões terminológicas, paradigmáticas e conceituais inerentes às relações entre culturas subalternas e preponderantes, mediante análise das relações entre o Centro de Difusão e Realizações Musicais do Serviço Social do Comércio (CDRM/ SESC) e a música de tradição oral pernambucana.
Para o desenvolvimento da pesquisa, empregou análises bibliográficas, fonográficas, acústicas e etnomusicológicas, além de etnografia no trabalho de campo. O trabalho permitiu identificar um padrão comportamental entre manifestações musicais populares do Estado (PE), aparentemente, característico em todo Nordeste (NE) do país.
Concluiu-se que o desenvolvimento de iniciativas de salvaguarda e difusão de tradições musicais, no Brasil, é uma prioridade patrimonial frente ao iminente desaparecimento de elementos caracterizadores de nossa cultura. Espera-se que o estudo represente uma contribuição mínima para o desenvolvimento da ciência e cultura musical de Pernambuco, além de documentação importante para o CDRM do SESC. |