A escolha de objetos de estudo e pesquisa no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação na área da comunicação tem exigido um olhar atento por parte de discentes e docentes. Até então, a prática vigente era optar pelas mídias e meios tradicionais, rádio, TV e jornal, tematizando suas interlocuções com a sociedade. Entretanto, os reflexos da convergência cultural, análises sobre os usos e reinvenções das redes sociais, estudos dos fandoms e abordagens sobre as múltiplas faces da cultura pop vêm ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento.
O trabalho do projeto de pesquisa POA Music Scenes (PPG-Comunicação Unisinos, São Leopoldo-BR/Universidade de Salford, Manchester-UK), de modo pioneiro e perene no Rio Grande do Sul, vai ao encontro destas temáticas relevantes e presentes no imaginário da sociedade contemporânea. Sem estabelecer hierarquias ou significâncias estreitas, fornece ao público consumidor e interessados na música em geral, um mapeamento de cenas musicais de rock e música eletrônica de Porto Alegre, seguido de respectiva análise destes dados, inspirando-se em iniciativas realizadas em Manchester de acordo com seus shows, clubs, selos e gravadoras, lojas de discos, personalidades e outros locais no contexto de suas respectivas indústrias criativas.
Após dois anos e meio de trabalho, o Simpósio Mapeando Cenas da Música Pop, realizado em Agosto de 2016 contou com a apresentação de artigos e painéis com convidados do cenário da música local e pesquisadores nacionais, assim como, interações e angulações com a Rádio Unisinos através do programa Divã POP. Algumas dessas discussões estão tematizadas nessas duas coletâneas que trazem reflexões para os atores desse cenário tão carente de pesquisas e de dados. O volume I concentra artigos que trabalham as questões sobre Cenas Musicais, Indústrias Criativas e Cidades; enquanto o volume II discute questões pertinentes às Materialidades, Redes e Arquivos. Frank Jorge (em apresentação ao livro) |