Os jogos, como substrato da cultura lúdica desenvolvida pelo ser humano, são capazes de estimular o desenvolvimento não apenas da psicomotricidade e da socialização, mas também de uma visão metafórica do mundo essencial à formação das virtudes.
Além de a importância da ludopedagogia e da ludoterapia, a obra propõe a ludosofia, atividade que completa e amplia a ação pessoal e social dos jogos na vida de crianças, jovens e adultos porque parte de uma constatação elementar: todo jogo permite um aprendizado pleno para a vida.
O autor demonstra a importância dos jogos em nossas vidas a partir da visão da Educação, da Psicologia e da Filosofia, bem como apresenta os parâmetros essenciais à prática da ludosofia nos mais diferentes jogos de que dispomos: jogos de mesa e tabuleiro, jogos mentais, jogos populares e indígenas, jogos empresariais, jogos modernos como o RPG e ainda na elaboração e criação de novos jogos. Acompanham os textos as tirinhas de personagens como Pi & Poincaré, um peão e um cavalo, que fazem do tabuleiro de xadrez uma divertida metáfora da vida. |