Devido ao diferencial da interatividade, os jogos digitais possuem um singular potencial narrativo que permitem os jogadores construírem suas próprias narrativas mesmo em gêneros lúdicos com pouca ou nenhuma história explícita. Consolidada como uma linguagem própria dos jogos digitais, a narrativa emergente usufrui princípios multidisciplinares do game design para prover a multiformidade nos games, principalmente nos gêneros sandbox e mundo aberto.
Apesar do frequente questionamento da validade da experiência do jogador como uma narrativa pela indústria do entretenimento interativo, a crítica especializada e a comunidade gamer, a narrativa emergente também contém diferentes tipos e efeitos de imersão narrativa, além de atender a todas as funções narrativas, porém colocando o jogador num papel ativo e de coautoria da história.
A pesquisa exploratória realizada neste trabalho identificou doze elementos emergenciais provenientes da mecânica e do comportamento dos jogadores que fomentam a narrativa emergente nos jogos digitais, servindo de base para o estudo de caso do jogo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Além de servir como modelo de análise para jogos de gêneros afins, esses doze elementos emergenciais também podem auxiliar na concepção de mecânicas de jogos digitais com elevada narrativa emergente.
RB, em 25/02/2023 |