Fruto de uma pesquisa de campo realizada em cinco capitais brasileiras – Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) –, este livro apresenta 12 entrevistas com profissionais brasileiros de pós-produção sonora para cinema e televisão, precedidas por um capítulo introdutório que sumariza os principais resultados da investigação. O estudo comparativo, fruto de uma pesquisa de pós-doutorado realizada entre o segundo semestre de 2018 e o início de 2019, procura mapear diferenças e semelhanças no mercado de trabalho das cinco cidades, na rotina de trabalho de editores de som, mixadores e proprietários de post houses sonoras, e na organização estilística de filmes e séries de TV, na área do som. O papel dos diferentes modelos de financiamento audiovisual, o aparecimento de novas tendências de estilo (por exemplo, o uso cada vez menor de música tradicional, melódica e harmônica, substituída por drones, harmônicos e ambiências digitais) e de consumo (o hábito de assistir a séries de TV em smartphones e tablets), o acesso de produtores e consumidores de conteúdo a novas tecnologias, o aparecimento de múltiplas plataformas de armazenamento e difusão de produtos audiovisuais, as singularidades das cadeias produtivas de diferentes cidades, são alguns dos tópicos discutidos e analisados por alguns dos mais atuantes profissionais brasileiros na área, na atualidade. |