Escrito por pesquisadores do Laboratório de Pesquisa de Imagem e Som (LAPIS), grupo certificado pelo CNPq e vinculado ao PPGCOM da UFPE, este livro está organizado em três grandes recortes temáticos, que apesar de possuírem pontos de partida, temáticas e abordagens teóricas variadas, apresentam como fio condutor comum a percepção de um audiovisual multifacetado e multiforme, com fenômenos históricos, conceituais e empíricos unidos pela ideia de crise. Na raiz dessa percepção estão duas convicções.
A primeira é de que protocolos de organização da diegese fílmica estão marcados, em praticamente todas as cinematografias e ciclos de produção regionais, nacionais e internacionais, por processos contínuos de desconstrução e desarmonia, de ordem historiográfica, social ou estilística.
A segunda, que esses processos passam por um aprofundamento generalizado, nas esferas de produção, circulação e consumo. Tensionamentos que questionam diacronicamente os modos de experimentar fenômenos audiovisuais estão na ordem do dia. Este livro tenta examinar alguns deles.
Rodrigo Carreiro |