Márcio Sno é uma pessoa conhecida e querida no meio independente, lida com a produção de fanzines há décadas e com oficinas desde 2005. Sua experiência adquirida é fenomenal por lidar com os públicos mais variados, em classe, gênero e idade. Na prática, inspirado na pedagogia freireana, aprende ensinando e ensina aprendendo, levando conhecimento e atitude aos educandos, empoderando-os em sua visão crítica e discurso.
“Na linha de frente” relata essa metodologia de formação empregada por Márcio Sno e não só. Precisamente, com essa obra, Márcio segue compartilhando seu processo pedagógico em uma espécie de manual de como fazer fanzine, aliás, como ministrar cursos e oficinas de fanzine. Com isso, vai semeando conhecimento e experiência nos educadores que pretendem experimentar essa ferramenta tão transgressora e - por que não? - revolucionária em sala de aula.
Márcio parte de sua prática, relata os percalços e emoções ao lidar com crianças, jovens e adultos que se veem capacitados a ter autonomia e voz por meio da produção de pequenas publicações artesanais, mas que podem adquirir um significado transformador em suas vidas.
H. Magalhães
Márcio Sno em atividade no Sesc Santo Amaro, nov. 2015. Foto: Alessandra Souza |
|