A escolha da obra "Asilo Arkham: Uma séria casa num sério mundo" como objeto de pesquisa se deu, a princípio, pela possibilidade de se estabelecer uma relação entre a singular versão da aventura de Batman e algumas das propostas investigativas iniciadas pelas vanguardas artísticas do século XX, sobretudo, o Surrealismo. Por meio de uma análise de suas estratégias narrativas e de sua construção verbo-visual, pretendemos entender em que medida os quadrinhos podem se constituir enquanto meio de investigação capaz de abarcar as propostas investigativas surrealistas e como a linguagem dos quadrinhos pode, de certa forma, atualizar a poética surrealista.
Para tanto, propomos uma aproximação entre a literatura e as artes visuais, entendendo a história em quadrinhos como ponto de intersecção dessas duas linguagens. Iniciamos com uma breve contextualização histórica do início da constituição dos quadrinhos modernos, de meados do século XIX até o início do século XX, estabelecendo um fio condutor que conecta os quadrinhos ao surrealismo, seguindo até a gênese de nosso herói/objeto: Batman. Perscrutamos o objeto própriamente dito no primeiro capítulo. Já no segundo, trataremos da presença da poética surrealista desde sua produção, feita à quatro mãos, à suas estratégias narrativas e intertextualidades possíveis. Por fim, no terceiro cápitulo, nos aprofundamos um pouco mais na linguagem dos quadrinhos e suas contaminações interlinguagens (Literatura e Arte) bem como a contribuição que o Surrealismo deixou como herança para as histórias em quadrinhos. |