Raio da Silibrina é um pequeno fanzine sobre temas culturais no formato popular de cordel. Como a maioria dos fanzines, não tem periodicidade, sai quando um assunto merece reflexão. Na segunda edição, de agosto de 2020, abordamos um surpreendente museu instalado em plena área rural de Palhano, Ceará, em uma velha - mas preservada - casa perdida entre pastos e a elegância esbelta das palmeiras de carnaúba.
O fanzine traz um pouco da situação cultural da cidade, que tem cerca de 10 mil habitantes, situada no Vale do Jaguaribe. De perfil rural, Palhano se espraia em um pequeno centro urbano e dezenas de comunidades espalhadas por toda a área do município. O Museu de História e Cultura Miguel de Lima Filho é dirigido por José Marcílio de Lima, jovem de 25 anos, estudante do primeiro semestre do Curso de História.
Além de entrevista com o diretor do museu, apresentamos imagens de incríveis objetos arcaicos ou defasados, cartas e cédulas de dinheiro antigo, fotos em profusão, uma memória material e afetiva que deveria ser a preocupação de qualquer administrador municipal, mas que conta mesmo com o empenho individual de um entusiasta pela história e cultura de sua cidade. HM
José Marcílio e algumas peças de seu museu. Fotos: HM |
|