Maria é incansável em seu olhar crítico sobre o quotidiano. Alter ego do autor, como costuma ocorrer em muitas obras artísticas e seu mentores, Maria aborda vários aspectos da vida comezinha, seja a inflação recorrente, as crises econômicas, os desmandos do poder… e um tanto de afeto em direção a Pombinha, que ninguém é de ferro, nem mesmo no mundo dos quadrinhos.
A revista resgata parte das tiras produzidas em 1983 e publicadas diariamente no jornal A União, órgão oficial do governo da Paraíba. Malgrado a distância temporal, de forma surpreendente as tiras continuam atuais, o que nos assusta a constatação de que, apesar de tudo, continuamos os mesmos, como nossos pais. Nem tão iguais, nem tão diferentes.
A publicação segue com a produção de autores seminais do gênero no país. As tiras humorísticas de Alberto Pessoa e Edgard Guimarães apresentam com sutileza aspectos das relações humanas e as interações com o meio cultural e social. A série “Albertoverso” fala muito da visão de mundo do autor, ora dura e desesperançada, mas sempre sutil. Já “Ju & Jigá”, de Edgard, que se encerra nesta edição, é uma demonstração de como as tiras podem refletir com doçura a vida corriqueira familiar.
H. Magalhães
06/2024
|