Faz tempo Maria está fora dos jornais e com isso há o relaxamento de sua produção. Fazer a Maria Magazine é, de certo modo, um pretexto para continuar produzindo e refletindo por meio da linguagem dos quadrinhos os desassossegos do quotidiano. Por isso, com esta edição, quebro o ritmo de lançamentos anuais para editá-la duas vezes ao ano, tensionando um pouco mais meu processo de criação.
Como magazine, a revista tem também a intenção de mostrar o trabalho humorístico de companheiros de ofício, seja do elenco da Marca de Fantasia – repleto de jovens e excepcionais autores –, seja com a obra de amigos do peito, incluindo sempre um paraibano.
Desta vez trazemos a célebre Marly, de Milson Henriques, infelizmente falecido em 2016; e o curioso Augusto & Eu, de Val Fonseca, que fez do universo de Augusto dos Anjos o foco de seus quadrinhos.
Milson era carioca, radicado no Espítiro Santo, produziu uma obra marcante que conquistou inúmeros leitores onde morou e pelo país afora, com a publicação de Marly em diversos jornais e sobretudo na revista Patota, na década de 1970.
Val Fonseca tem publicado regularmente no jornal paraibano A União. Com traço elegante e delicado, traz as questões ecológicas ao abordar o reino vegetal como personagem e o mundo sombrio e inquietante de Augusto dos Anjos, em tiras filosóficas e reflexivas.
Leitura prazerosa garantida.
H. Magalhães
Maria, de Henrique Magalhães
Marly, de Milson Henriques
Augusto e Eu, de Val Fonseca
|