Em 2015 Maria completou 40 anos de criação. Foi uma festa, claro, mas só para os íntimos, que o diga Pombinha, sua querida companheira. Mas a comemoração não poderia ficar restrita, com tantos queridos amigos e amigas que a acompanham desde sempre. Em sua homenagem lançou-se dois álbuns retrospectivos: Maria: quarentona, mas com tudo em cima, pela Marca de Fantasia; e Seu nome próprio... Maria! Seu apelido, Lisboa, pela editora portuguesa Polvo.
Maria esteve em Portugal ano passado, no Festival Internacional de BD de Amadora, e este ano participa do Festival Internacional de BD de Beja, com lançamento, palestra e exposição. Ainda como parte das comemorações, Maria foi tema de dois estudos acadêmicos, de Regina Behar e Nadja Carvalho, convertidos em livros com apresentação e lançamento em dois eventos, na Aula Inaugural da disciplina "Socialidade nas mídias", ministrada por Henrique Magalhães no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, em março de 2016; e na Tertúlia HQ: "Companheira Maria", promovida em abril de 2016 pela Gibiteca Henfil e Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos.
Na ocasião da tertúlia inaugurou-se exposição com um histórico da personagem. Esta edição de Maria Magazine faz as vezes de catálogo da exposição, com o balanço compacto de sua rica trajetória. Muitos anos de vida, Maria!
H. Magalhães
Maria, de Henrique Magalhães
O diabo só faz mal a ele mesmo, de Igor Tadeu
|