Editor: Henrique Magalhães
Rua Maria Elizabeth, 87/407
João Pessoa, PB. 58045-180
Brasil
Tel: (83) 9.8885.1211

Pedidos por transferência ou depósito bancário:
Banco do Brasil
Agência 1619-5
Conta 41626-6.

Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

Contato
marcadefantasia@gmail.com
www.marcadefantasia.com

O diário de Virgínia
O diário de Virgínia
Cátia Ana
Série Corisco, 11
Paraíba: Marca de Fantasia, 2015. 32p. 14x20cm. R$10,00.
ISBN 978-85-67732-38-1

A imersão n'O diário de Virgínia

A série Corisco dedica-se à promoção de histórias em quadrinhos experimentais, que fujam dos processos convencionais de criação e produção comerciais. Nesse contexto insere-se perfeitamente O Diário de Virgínia, de Cátia Ana, que utiliza os recursos da informática para desenvolver suas comoventes narrativas gráficas. A revista que lançamos é só uma parte da longa série iniciada pela autora na internet em 2011, mas que nos dá uma boa amostra de sua arte repleta de expressividade tanto nos textos quanto nas imagens.

Segundo Cátia Ana, "o projeto de O Diário de Virgínia nasceu de uma necessidade de entender e lidar com alguns aspectos da minha vida (dificuldades financeiras, falecimento da minha mãe, falta de perspectivas, virgindade). Busquei nas histórias em quadrinhos um gênero onde pudesse me expressar, iniciando assim um processo catártico e curativo.Visando um suporte onde pudesse criar e publicar minhas ideias me voltei para a internet".

A internet tem sido o celeiro dos novos artistas, que buscam a experimentação de linguagens, por vezes transgressoras, para as artes. Descomprometida dos esquemas comerciais, a publicação digital possibilita, com vantagem, a exposição que outrora se limitava à edição de fanzines e outras publicações artesanais, com incontornáveis limites operacionais.

A publicação na internet foi acompanhada também de certas precauções. "Com receio de colocar tão à mostra assuntos íntimos, criei a personagem Virgínia para através dela me expressar livremente. A partir de uma ideia inicial escrevi e desenhei o primeiro capítulo e o publiquei na plataforma de publicação de blogs gratuita Blogger. No segundo capítulo, onde percebi que poderia explorar mais as possibilidades da internet, decidi criar um espaço próprio", afirma a autora.

O passo seguinte foi a criação de seu próprio site. Cátia valeu-se de sua formação como designer gráfico para realizar as experimentações visuais e narrativas em cada capítulo. A HQtrônica O Diário de Virgínia logo ganhou uma legião de leitores apaixonados, que passaram a seguir os capítulos curtos abordando aspectos da vida da personagem.
Este texto foi baseado em artigo acadêmico realizado pela autora, relatando com detalhes sua criação. O artigo pode ser lido na íntegra em http://www.odiariodevirginia.com/pdf/Artigo2.pdf.

Henrique Magalhães


O belo traço de Cátia Ana n'O diário de Virgínia
  Mais revistas da série Corisco pela Marca de Fantasia
O cãozinho e o crocodilo
Luciano Irrthum
Uma viagem entre o pesadelo e a realidade.
Calvo
Edgard Guimarães & Luigi Rocco
Calvo interage com o mundo por meio de alucinações.
Kário: dívida de sangue
Jean Okada
HQ que ressalta o companheirismo e a aventura.
Metrópoles
Leonardo Santana & Maurício Fig
Histórias autorais em cenário urbano.
Katita: o preconceito é um dragão
Anita Prado & Ronaldo Mendes
Tiras sobre a homosse-xualidade feminina.