Com o apoio irrestrito da Editora Marca de Fantasia chegamos à edição de número 11, algo inimaginável quando iniciamos o projeto da revista com sua proposta experimental iconoclasta. A ideia de inventar incessantemente novas possibilidades criativas para narrativas quadrinhísticas é a marca da Artlectos e tem pautado sua trajetória.
Esse volume abre com a HQ “Falso Alfa”, que teve suas páginas criadas através da seleção livre de desenhos em um banco de imagens e depois o texto de cada uma delas foi inspirado em parágrafos aleatórios selecionados de 5 livros sorteados ao acaso em minha biblioteca pessoal, as sincronicidades experienciadas nessa escolha aparentemente aleatória foram incríveis e a narrativa ganhou grande coerência interna.
A segunda HQ, “Linha”, com apenas uma página, foi criada ao encontrar o desenho do centro da página que tinha sido feito à lápis em um caderno da época da graduação, em 1993, finalizei-o e o resto da arte e o texto vieram instantaneamente. “Desvelar” segue com meus processos criativos utilizando “sigilos mágicos” e abre com a arte do sigilo, apresentando seu desdobramento narrativo; já “A Serpente e o Monge Orgástico” é fruto de uma experiência de “Harmonização Quântica ao Som de Tigelas de Cristal de Quartzo”, ritual conduzido pelas terapeutas holísticas Ariadne Almeida e Nívia Silva.
Na sequência temos a HQ “O” formada por 3 HQforismos que podem ser lidos em qualquer ordem. Seguimos com “Fótons do Desejo”, HQ de 2 páginas feita em um ritual de presença por mim e 3 convidados especiais: os quadrinhistas Gazy Andraus, Gian Danton e Matheus Moura. Fechamos a revista com 6 HQforismos, o primeiro deles em parceria com a IV Sacerdotisa Danielle Barros e os outros criações solo. A última capa apresenta um HQforismo colorido também criado como sigilo mágico.
Um abraço Cósmico e boa leitura!
Ciberpajé Edgar Franco
Páginas da edição 11 da revista Artlectos e Pós-humanos |