Em 1990 um grupo de artistas da Paraíba reuniu-se para fundar o Cafuçu, bloco carnavalesco que tem no frevo sua essência e na fantasia sua expressão. Inspirado nos antigos blocos da cidade, o Cafuçu procura resgatar um carnaval popular e participativo, onde os foliões divertem-se em torno de pequenas orquestras e se deixam arrastar pelas ruas estreitas e enladeiradas do Centro Histórico da capital.
O bloco Cafuçu apresenta uma trajetória extraordinária. De pequeno grupo de amigos, numa brincadeira despretensiosa, o bloco transformou-se numa grande festa popular. Inicialmente saindo nas ruas do Cabo Branco e Tambaú, em João Pessoa, logo mudou-se para o abandonado Centro Histórico, levando uma profusão de luz e alegria às ruas onde se brincava os antigos carnavais.
Este livro amplamente ilustrado traça os caminhos percorridos por esse original bloco de rua, suas mutações, derivações e impasses gerados por seu próprio crescimento. Os conceitos do termo e do bloco estão postos, numa tentativa de entender esse fenômeno de cultura popular que tem a sátira como motivação e força de expressão. Esta segunda edição revista e ampliada presta homenagem a Carrinha Mendes, Cristovam Tadeu e Ana Costa, pessoas queridas que se encantaram, mas deixaram saudade e inspiração.
H. Magalhães
Em 17/12/2022 |