No livro Devassos no Paraíso, amplo painel sobre a homossexualidade no Brasil, João Silvério Trevisan enfoca a luta de grupos de militância homossexual que surgiram no país nas décadas de 1970 e 1980 contra a discriminação e o preconceito, subvertendo a pecha de sujeitos de segunda classe. Dentre esses grupos, o Nós Também aparece com destaque na avaliação do autor, que aponta seu aporte irreverente e criativo.
A partir dessa informação, Bruno Santana resolveu investigar sobre as atividades do Nós Também sob o viés do design gráfico, tendo em vista que o grupo atuou de forma preponderante com comunicação impressa e arte visual. Sem dúvida, tratava-se de um instigante objeto de pesquisa para seu Mestrado em Design na UFPE.
Bruno dedicou-se ao estudo com afinco e paixão, sem perder o caráter acadêmico da investigação. A excelência de sua dissertação, seja no rigor metodológico e no referencial teórico, seja na brilhante interpretação das peças gráficas pode ser vista no neste livro que a Marca de Fantasia tem a honra de lançar como contribuição à preservação da memória das lutas LGBT no país. H. Magalhães |