O imaginário nordestino em texto de literatura de cordel e ilustrações inspiradas em gravuras populares.

 

Reviravolta!
A peleja de Sete Pragas contra o Demônio Galego


Alexandre Câmara e Alberto Pessoa
Paraíba: Marca de Fantasia, 2017.
Série Repertório, 27. 80p. 14x20cm. R$ 20,00
ISBN 978-85-67732-79-4

Reviravolta em poesia e imagem

A cultura popular sempre teve um caráter mais independente que comercial, não necessariamente por escolha dos criadores, mas, principalmente, pela indigência de nossas instituições públicas e do meio empresarial. Isso, de certo modo, não é totalmente negativo. Com a necessidade de fazer acontecer por suas próprias mãos os artistas podem experimentar toda a liberdade criativa sem as amarras do mercado nem as censuras oficiais.

No campo editorial essa realidade é premente. Poetas, romancistas, artistas gráficos, quantos têm oportunidade de expor sua produção pelas vias formais? Foi aprendendo a fazer seus pequenos folhetos que os poetas populares criaram o cordel e encheram as feiras com lirismo, aventura, romance e notícias. Os artistas gráficos viram no cordel o principal suporte para as xilogravuras, que nele se tornaram marca indissociável.

Com os quadrinistas se deu o mesmo. Alijados do mercado hoje chamado de mainstream, encontraram nos fanzines e publicações alternativas a possibilidade de dar vazão a suas histórias fantásticas bem como a visão crítica da sociedade. E o que temos hoje é uma realidade em que o que há de mais criativo e surpreendente vem justamente da produção independente por meio de autoedição e financiamento coletivo.

Com Reviravolta! A peleja de Sete Pragas contra o Demônio Galego, Alexandre Câmara, em um pujante texto poético inspirado no imaginário popular nordestino, se associa a Alberto Pessoa, exímio ilustrador e quadrinista para apresentar um álbum espetacular, com imagens impactantes e expressivas. Sim, todos os adjetivos são inevitáveis.

Na verdade, não se trata de um álbum de história em quadrinhos, mas de uma linguagem híbrida que associa o melhor do cordel com a excelência da arte gráfica. Está aí um campo criativo que merece mais investimento de nossos artistas textuais e gráficos, a comunhão dessas duas linguagens que não raro andam apartadas de nossa cultura popular. A obra de Alexandre Câmara e Alberto Pessoa nos serve de alento e inspiração.

Henrique Magalhães


 Mais quadrinhos pela Marca de Fantasia
Medo!
Alberto Pessoa
Quadrinhos inspirados no traço e no universo fantástico de Flavio Colin.
Primas
Alberto Pessoa
HQ sobre o quotidiano de mulheres prostituídas no Nordeste brasileiro.
Entressafra
Eder S. Rodrigues e Allan Ledo
Relaçõesde submissão e resistência ao capitalismo selvagem.
Postais de viagem
Teresa Câmara Pestana
Viagem pelas expressões religiosas e culturais da África tradicional.
Shima: HQs clássicas de um samurai dos quadrinhos
Julio Shimamoto

HQ
do mestre Shima.


Marca de Fantasia
Outubro de 2017

  Editor: Henrique Magalhães
  Rua Maria Elizabeth, 87/407 João Pessoa, PB. Brasil. 58045-180
  Tel.: (83) 998.499.672

  
  Pedidos por transferência ou depósito bancário:
  Banco do Brasil.
  Agência 1619-5, Conta 41626-6.
  Envie por e-mail cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.

  Contato: marcadefantasia@gmail.com
  www.marcadefantasia.com