Reviravolta em poesia e imagem

A cultura popular sempre teve um caráter mais independente que comercial, não necessariamente por escolha dos criadores, mas, principalmente, pela indigência de nossas instituições públicas e do meio empresarial. Isso, de certo modo, não é totalmente negativo. Com a necessidade de fazer acontecer por suas próprias mãos os artistas podem experimentar toda a liberdade criativa sem as amarras do mercado nem as censuras oficiais.

No campo editorial essa realidade é premente. Poetas, romancistas, artistas gráficos, quantos têm oportunidade de expor sua produção pelas vias formais? Foi aprendendo a fazer seus pequenos folhetos que os poetas populares criaram o cordel e encheram as feiras com lirismo, aventura, romance e notícias. Os artistas gráficos viram no cordel o principal suporte para as xilogravuras, que nele se tornaram marca indissociável.

Com os quadrinistas se deu o mesmo. Alijados do mercado hoje chamado de mainstream, encontraram nos fanzines e publicações alternativas a possibilidade de dar vazão a suas histórias fantásticas bem como a visão crítica da sociedade. E o que temos hoje é uma realidade em que o que há de mais criativo e surpreendente vem justamente da produção independente por meio de autoedição e financiamento coletivo.

Com Reviravolta! A peleja de Sete Pragas contra o Demônio Galego, Alexandre Câmara, em um pujante texto poético inspirado no imaginário popular nordestino, se associa a Alberto Pessoa, exímio ilustrador e quadrinista para apresentar um álbum espetacular, com imagens impactantes e expressivas. Sim, todos os adjetivos são inevitáveis.

Na verdade, não se trata de um álbum de história em quadrinhos, mas de uma linguagem híbrida que associa o melhor do cordel com a excelência da arte gráfica. Está aí um campo criativo que merece mais investimento de nossos artistas textuais e gráficos, a comunhão dessas duas linguagens que não raro andam apartadas de nossa cultura popular. A obra de Alexandre Câmara e Alberto Pessoa nos serve de alento e inspiração.

Henrique Magalhães

 Mais álbuns de quadrinhos pela Marca de Fantasia
Amargo despertar
Lucas Freitas & Alberto Pessoa
História em quadrinhos de terror com traço expressionista.
Edição digital
Primas
Alberto Pessoa
HQ sobre o quotidiano de mulheres prostituídas no Nordeste brasileiro.
Edição digital
Amores plurais: quadrinhos e homossexualidade
H. Magalhães (org.)
Quadrinhos de vários autores, selecionados em concurso.
Edição digital
Marginal
Shiko
HQ autorais de Shiko com referências literárias.
Edição digital
Cobra Sofia 
Rafael Senra
HQ inspirada no mito amazônico e no álbum de rock progressivo do autor.
Edição digital

Marca de Fantasia
Junho de 2022
Editor: Henrique Magalhães
Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672
  Pedidos por transferência ou depósito bancário:
  Banco do Brasil.
  Agência 1619-5, Conta 41626-6. Chave pix: (83) 998499672.
  Envie cópia do comprovante de depósito e o endereço para entrega.
  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com