O texto de Larissa Oliveira, baseado em sua dissertação de Mestrado, busca entender como os produtos audiovisuais brasileiros representam os programas infantis da década de 1980 a partir da instrumentalização das nostalgias. Para tal, são escolhidas para análise duas ficções seriadas contemporâneas que trabalham com abordagens nostálgicas: a série Samantha! (Netflix, 2018-2020) e a telenovela Verão 90 (Rede Globo, 2019).
A pesquisa parte de um fenômeno comunicacional, mas também sociológico, em destaque na atualidade: há um crescente interesse mercadológico em lançar produtos e serviços com o apelo do retorno ao passado. O texto faz uma revisão dos estudos sobre nostalgias e suas conexões com o comportamento da sociedade contemporânea abordando questões sobre modernidade, utopias, memória, televisão e identidades brasileiras.
Ao olhar para os objetos e para além do que eles exibem à primeira vista, é notável compreender que nostalgias através da mídia são fenômenos modernos, contemporâneos. Hoje há produtores que instrumentalizam nostalgias por várias vertentes e esse fenômeno é positivo por deslocar as nostalgias da conjuntura de saudade exacerbada e colocá-las frente a posições argumentativas.
HM (sobre introdução do livro)
Em 01/10/2022
Cenas de Samantha! e Verão 90 publicadas no livro |
|