A obra Cultura Pop e Filosofia: quadrinhos, cinema, animações, internet e afins – Volume 2, privilegia temas pertinentes ao universo da cultura pop a partir da perspectiva filosófica. A proposta não é oferecer análises densas e originais sobre os referidos temas, mas tão-somente servir como um incentivo para novas vertentes de divulgação filosófica. O projeto decorre das atividades de pesquisa do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo (NEFEP), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Além dos trabalhos produzidos pelo grupo no contexto das atividades na graduação e pós-graduação, também temos a contribuição de pesquisadores experientes de outras instituições. Assim, o livro combina a expertise filosófica de docentes com a produção inicial de estudantes que, por motivos pessoais e acadêmicos diversos, têm interesse na filosofia e na cultura pop.
O livro está organizado em três partes interdependentes, com eixos temáticos distintos. A primeira parte concentra os textos sobre histórias em quadrinhos em suas diversas modalidades e gêneros. A segunda parte encerra os textos que versam sobre algumas das principais variantes cinematográficas. A terceira parte contempla um espaço temático mais amplo, advindo do universo dos videogames, internet, animações, músicas e afins. A despeito da organização da obra, todos os textos podem ser lidos de forma independente, visto que não há uma sequência linear ou cronológica.
Os esforços de vários outros entusiastas, nos mais diversos campos do conhecimento humano, a partir de meados do século XX, contribuíram para ampliar a arena da cultura pop para além das cercanias nerd e geek e afetar o multiverso acadêmico, acarretando uma crise nas infinitas pesquisas, modalidades de ensino e atividades extensionistas.
Heraldo Aparecido Silva |