As criações artísticas de Edgar Franco – o Ciberpajé - têm focado na conexão intrínseca e extrínseca entre arte, transcendência, ciência e tecnologia, obras transmidiáticas que se baseiam em seu universo ficcional da Aurora Pós-humana, mas utilizam-se dos mais diversos suportes para serem realizadas. Sua obra ganha destaque no meio acadêmico nacional, bem como internacional, sendo objeto de estudos que se convertem em livros.
Para a concepção do livro 2021, sob sua organização, o universo ficcional da Aurora Pós-humana aparece de forma indireta, já que as ilustrações que ilustram os contos, ainda que criadas para esse universo, foram reconfiguradas com uso de redes neurais e inteligência artificial, com os quais o autor trabalhou novas texturas, cores e estilos gráficos.
O livro constitui-se de sete ilustrações mais sete contos de autores de ficção científica brasileiros: Edgar Smaniotto, Fábio Fernandes, Fabio Shiva, Gazy Andraus, Gian Danton, Nelson de Oliveira e Octavio Aragão. Os contos inspiram-se nas artes, mas os autores tiveram toda liberdade para criar, no limite de 2021 palavras por conto, como referência ao ano de 2021, que para Edgar representa o tempo de um admirável ou abominável mundo novo, em que o velho "normal" segue incólume, em aceleração absoluta tornando-se HIPERNORMAL. A obra foi lançada oficialmente em 14 de outubro, em uma live especial com a presença dos autores no Canal Fantasticursos, importante espaço dedicado à FC e Fantasia no Youtube e coordenado pelo pesquisador e Professor Dr. Alexander Meireles da Silva. Além do livro, os autores trataram de outras obras suas de FC na literatura, ilustração e quadrinhos. Assista ao registro da live em https://www.youtube.com/watch?v=q7C_x0pFeBk |