O livro sobre a produção do álbum Onde as gaivotas fazem seus ninhos, de Minna Miná, teve origem em seu Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB. Minna propôs a elaboração de uma narrativa gráfica em formato de livro impresso composta por quatro histórias paralelas que se passam em uma mesma cidade, tendo como tema a busca de um ninho na vida cotidiana urbana. As ilustrações são feitas manualmente, em técnica mista sobre papel, e tratadas e diagramadas digitalmente.
Esta publicação, que se apresenta como um manual descritivo, visa compreender e aplicar os conceitos de construção de narrativas para livros ilustrados, demonstrar como a técnica de ilustração e composição das páginas contribui para o ritmo e compreensão da narrativa, bem como analisar e desenvolver as melhores formas de digitalização e tratamento das ilustrações.
A realização do livro se torna relevante no contexto atual uma vez que não só reafirma e fortalece a possibilidade de publicações autorais independentes, como resgata e reforça o caráter do livro como uma peça artística. O livro impresso – ao qual esse manual faz referência – fornece uma experiência tátil-visual ao leitor que não se encontra nos livros digitais. A técnica mista tradicional e a sobreposição de papéis enriquecem a experiência do leitor, uma vez que produzem texturas diferentes das ilustrações digitais. Ainda, contribui para estimular a produção sobre narrativas gráficas em âmbito acadêmico.
A narrativa, através de quatro olhares diferentes sobre o tema da busca ‘do ninho’, vem a contribuir no questionamento e reflexão de jovens e adultos sobre a maneira como eles se abrigam na vida cotidiana urbana. Trata-se, portanto, de um tema contemporâneo e significativo para a sociedade de hoje.
HM (sobre apresentação do livro)
Ilustrações do manual descritivo "Onde as gaivotas fazem seus ninhos" |