Inscrita no campo da Sociologia Histórica, esta tese intenciona analisar as transformações no campo epistemológico do conjunto de saberes denominado Magia. O percurso da Sociologia Histórica estabelece uma análise da trajetória das formas históricas do saber sem se preocupar com sua origem ou fim. O referencial teórico-metodológico desta investigação é a Análise de Discurso, lastreada nas teorias de Michel Foucault, a qual se relaciona com textos produzidos por instituições, grupos e indivíduos, ou qualquer forma de produção de discursos.

Foram escolhidos dois conjuntos de discursos – o corpus da análise – pela sua regularidade e identificação recorrente ao mesmo tema. São eles: a Magia Erudita Europeia e o Magismo Cristão do Nordeste Açucareiro (zona da mata dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba), investigados a partir dos manuais de magia clássica e nos livros diabólicos do Nordeste (Cruz de Caravaca, Chaves de Salomão e Livro de São Cipriano), respectivamente.

A análise da Magia no Nordeste Açucareiro é uma discussão sobre a presença de práticas remotíssimas, um verdadeiro emaranhado de cultos cristãos de salvação e cultos agrários de origem pagã. Ritos de fertilidade, culto aos quatro elementos mágicos – terra, fogo, ar e água –, benzeduras, cultos às matas, às plantas, à natureza viva, uso de talismãs e patuás é o que denomino de magismo do açúcar. A erosão dos saberes marca a descontinuidade da Magia para a Ciência Moderna. A análise destes discursos permitiu compreender a lógica da construção dos sujeitos, os processos de sujeição, bem como as sociabilidades por eles construídas.

 Mais obras sobre Linguagem e Discurso pela Marca de Fantasia
Análise do Discurso: mídia, poder e heterogeneidades
Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Maria Eliza Freitas do Nascimento e Maria do Socorro Maia F. Barbosa (orgs.)
Edição digital
Poder, discurso e mídia: subjetivação e enunciabilidade no acontecimento político-discursivo norte-americano
Antonio Genário Pinheiro dos Santos
Edição digital
Mulheres artesãs do Alto do Moura: suas hitórias, memórias e identidades
Eliana Ismael e Kátia Cunha
Edição digital
Transexualidades: o que pode o corpo?
Nilton Milanez, Ricardo Amaral, Ismarina Moura (orgs.)
Edição digital
Foucault e mídia: entre pirotecnias e reflexões
Francisco Vieira da Silva, José Domingos, Tânia Maria Augosto Pereira (orgs.)
Edição digital

Marca de Fantasia
Junho de 2023
Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
  Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com