Inscrita no campo da Sociologia Histórica, esta tese intenciona analisar as transformações no campo epistemológico do conjunto de saberes denominado Magia. O percurso da Sociologia Histórica estabelece uma análise da trajetória das formas históricas do saber sem se preocupar com sua origem ou fim. O referencial teórico-metodológico desta investigação é a Análise de Discurso, lastreada nas teorias de Michel Foucault, a qual se relaciona com textos produzidos por instituições, grupos e indivíduos, ou qualquer forma de produção de discursos.
Foram escolhidos dois conjuntos de discursos – o corpus da análise – pela sua regularidade e identificação recorrente ao mesmo tema. São eles: a Magia Erudita Europeia e o Magismo Cristão do Nordeste Açucareiro (zona da mata dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba), investigados a partir dos manuais de magia clássica e nos livros diabólicos do Nordeste (Cruz de Caravaca, Chaves de Salomão e Livro de São Cipriano), respectivamente. A análise da Magia no Nordeste Açucareiro é uma discussão sobre a presença de práticas remotíssimas, um verdadeiro emaranhado de cultos cristãos de salvação e cultos agrários de origem pagã. Ritos de fertilidade, culto aos quatro elementos mágicos – terra, fogo, ar e água –, benzeduras, cultos às matas, às plantas, à natureza viva, uso de talismãs e patuás é o que denomino de magismo do açúcar. A erosão dos saberes marca a descontinuidade da Magia para a Ciência Moderna. A análise destes discursos permitiu compreender a lógica da construção dos sujeitos, os processos de sujeição, bem como as sociabilidades por eles construídas. |