A presente pesquisa utiliza a metodologia teórico-prática para analisar os processos criativos presentes na tatuagem. O objeto deste trabalho é a elaboração de um livro-zine de tatuagem, com (re)leituras visuais do universo ficcional transmídia da Aurora Pós-Humana, criado pelo artista Edgar Franco; além do desdobramento do zine em uma performance artística com a participação de interatores que foram tatuados.
Utilizando como fundamentação teórica conceitos das obras de Baudrillard (1991), Jeha (2019), Le Breton (2004) e Ostrower (1987), abordamos ao longo de nossa investigação o contexto histórico do método da tatuagem, passando pelos principais acontecimentos que contribuíram para a sua evolução – como a disseminação da sua prática e o seu afastamento conceitual de uso marginalizado para um status contemporâneo – além da sua sofisticação gradativa e o seu uso por artistas.
O objetivo da nossa análise é auxiliar na legitimação da perspectiva artística da tatuagem e amplificar as linguagens e suportes expressivos da Aurora Pós-Humana, apresentando os processos criativos da tatuagem enquanto arte, utilizando fundamentos teóricos da arte contemporânea e se apropriando do universo ficcional transmídia da Aurora Pós-Humana para criar e desenvolver duas experiências artísticas, a primeira no território do digital e a segunda em uma ação performática na tradição da tatuagem no suporte pele humana.
Ilustrações sobre a prática artística de tatuagem |
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