O discurso enquanto lugar teórico por onde se enredam as importantes questões acerca da língua, da história e do sujeito empreende, através do dispositivo da Análise do Discurso, um conjunto de estreitas relações entre esses três elementos. No interior dessas relações, entrecruzam-se diferentes representações inscritas na ordem da linguagem e da história, que acenam para a possibilidade da inserção de novos e diferentes objetos no âmbito dos estudos do discurso.
É neste sentido que os textos que integram este segundo volume, intitulado Práticas Discursivas Contemporâneas: Corpo, identidade e mídia, lançam um olhar para objetos discursivos distintos. Não obstante a multiplicidade de objetos e temáticas, os trabalhos ora apresentados estão ancorados teórica e analiticamente no campo de estudo da Análise do Discurso, com ênfase nas formulações de Michel Pêcheux e Michel Foucault.
Os artigos aqui reunidos são oriundos de pesquisas desenvolvidas pelo Círculo de Discussão em Análise do Discurso (CIDADI), cujos pesquisadores integram o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
José Domingos |