Considerando que o conhecimento é um fluxo vivo e coletivo de múltiplos saberes, o livro (Im)Polidez Linguística: estudos aplicados é uma construção de muitos corpos comprometidos com interações sociais transformadoras, aproximando as pesquisas acadêmicas do cotidiano, da vida ordinária. Trata-se de uma importante contribuição para os estudos aplicados da Pragmática e da (Im)Polidez Linguística.
A ideia central da obra é revisitar algumas teorias com reflexões atuais em diferentes contextos, como: a pandemia, a desinformação, as relações de poder através de gêneros científicos, jornalísticos, audiovisuais e cômicos.
Com o objetivo de apresentar algumas possibilidades investigativas e aplicadas para esses estudos linguísticos, os organizadores buscaram reunir investigações de pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará, da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
A diversidade de objetos descritos e analisados neste livro nos mostra que a (im)polidez pode funcionar como uma estratégia de performance social, política e cultural capaz de atuar como atenuadora ou intensificadora de violência e conflitos sociais. Que esta leitura inspire novos movimentos na vida. |