Os textos que compõem este caderno, sob o título Estudos do Discurso: diálogos entre Nietzsche e Foucault, são o resultado das discussões em torno das Considerações Intempestivas: da utilidade e desvantagem da história, de Nietzsche, e da Arqueologia do Saber, de Foucault. A inquietação acerca desse intrincamento discursivo faz parte do projeto Análise do Discurso e Corpo: diálogos entre Nietzsche e Foucault, desenvolvido na UESB, pelo de grupo de pesquisa Grudiocorpo/CNPq – Grupo de Estudos sobre o Discurso e o Corpo - e do Labedisco/UESB – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo.
Durante o ano de 2008, reunimo-nos em grupo para discutir e refletir sobre as questões propostas por Nietzsche sobre a história, tomando como parâmetros os questionamentos de Foucault sobre o saber. Os textos aqui encontrados espelham o ar efervescente e reticencioso sob o qual se iniciaram os estudos. Os breves apontamentos acerca de cada parágrafo das Considerações Intempestivas retratam os pontos básicos abordados em cada reunião. Preciso ressaltar, ainda, que a autoria dos pequenos textos aqui apresentados trazem as vozes e as posições do grupo, às vezes reguladas, às vezes dispersas, todas as vezes intempestivas.
A aproximação de Nietzsche e Foucault busca compreender, portanto, a epistemologia da teoria do discurso, abrindo vias para se pensar os deslocamentos que o Foucault da Análise do Discurso como ela é praticada no Brasil produziu a partir do pensamento nietzschiano. Os encontros para a discussão da obra de Nietzsche e seus entrelaçamentos com Foucault se dá semanalmente no Labedisco/UESB, durante o ano letivo, e promovem sustentação para os trabalhos de orientação e pesquisa desenvolvidas nesse espaço de encontros e discussões, tomando o discurso e o corpo como lugares de construção para os sujeitos. Nilton Milanez |