Esta obra tem como objetivo fomentar o espaço de discussão e de alargamento das questões que são abordadas na égide dos estudos sobre discurso, sujeito e sentido, em suas múltiplas modalidades de acontecimento e de produtividade. Estudos estes que se alinham a trajetos temáticos alcançados no escopo da midiatização e da irrupção de acontecimentos, na atenção à questão da sexualidade tomada na perspectiva de práticas discursivas inclusivas, na transversalidade dos estudos sobre gênero, raça, classe, etc.
Com o aprofundamento teórico que lhe é típico e mobilizando prospectos de análise de materialidades discursivas as mais diversas, as produções aqui relacionadas contemplam discussões epistemológicas elaboradas em estreita observância aos preceitos do trabalho científico, com o rigor necessário para serem apresentadas com uma linguagem acessível, didática e instrutiva e que coaduna conceitos envoltos no tratamento de objetos de natureza midiática, literária, política, pedagógica, empírica, etc.
Os capítulos da obra estão diretamente relacionados a pesquisas atuais, com desenvolvimento embasado na iniciação científica e na pós-graduação. Trata-se do trabalho de estudiosos envolvidos com a investigação linguística, agentes do saber que partem da atenção aos dizeres e aos sentidos que fundamentam, sustentam, transformam e determinam as nossas práticas na sociedade de hoje.
Ler A potência dos discursos no presente é não apenas dar suporte aos necessários gestos de leitura do(s) acontecimento(s), mas, sobretudo, cotejar as verdades que circulam na sociedade e fomentar a compreensão sobre o que e como nos tornamos sujeitos hoje. |