O fanzine Top! Top! não se furta de investigar outras expressões artísticas além dos quadrinhos, ainda mais quando elas têm alguma interseção com a linguagem da arte sequencial. O trabalho do cearense Klévisson Viana, que domina com primor a linguagem dos quadrinhos, cria laços mais que afetivos com a literatura de cordel, gerando uma obra surpreendente.
Klévisson tem conquistado um largo público no meio independente e comercial, destacando-se, também como editor da editora Tupynanquim, trabalho de militância na divulgação da literatura popular, em particular da literatura de cordel. Ele faz uma ponte entre a produção independente e o meio acadêmico, fomentando estudos na área da folkcomunicação.
A obra de Klévisson já ganhou o reconhecimento do público e da crítica, sendo agraciado com o troféu HQ Mix para o álbum Lampião era o cavalo do tempo atrás da besta da vida, trabalho graficamente primoroso e contextualizado com os costumes nordestinos, como os modos de vida, representações do imaginário, dos hábitos e utensílios empregados pelo povo. Tudo isso sem perder o caráter dinâmico e fluente das boas histórias em quadrinhos.
Nesta edição comemoramos a vitória de Anita Costa Prado, que com sua personagem Katita ganhou dois prêmios Angelo Agostini, de melhor roteiro e melhor lançamento de 2006 para o álbum Katita: tiras sem preconceito.
HM, 05/2023
|