Há 25 anos nascia Maria, personagem dos quadrinhos paraibanos que traduzia de forma irreverente e bem-humorada os dramas do quotidiano, tanto no aspecto político quanto nos conflitos interpessoais. Maria trilhou um longo percurso, tendo seu traço e humor refinados com o tempo, num trabalho que exigia do autor muita observação e senso crítico.
Não é a primeira vez que Maria aparece em revista própria. Em meados dos anos 1970 ela fá figurava numa publicação que ganhava as bancas de revistas da Paraíba e estados vizinhos. Foram dez edições onde prevaleceram o formato meio-ofício e sentido horizontal.
Em 1984 saía um livro de Maria, com o título “A maior das subversões”. Tratava do amor, evidentemente, tema que se tornou recorrente em toda sua produção.
Um álbum da personagem foi produzido em 1998, com os benefícios da Lei Viva Cultura, de incentivo à produção cultural, patrocinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa com o apoio da escola Yázigi. Foi sua edição mais requintada, em grande formato, capa grossa e colorida.
Agora Maria volta em nova revista de tiras e textos humorísticos. Ela serve de veículo para colaboradores que habitualmente participam da editora Marca de Fantasia. Esperamos abrir espaço para os quadrinhos brasileiros, dando oportunidade a uma nova geração dos quadrinhos de humor.
H. Magalhães
|