Apresentação
A revista Imaginário! continha renovando-se como proposta editorial. Esta edição tem início com uma História em Quadrinhos, o que não é nem um pouco usual em uma revista acadêmica. A ilustre participação do quadrinista Julio Shimamoto com a HQ “O Ogro” é um presente aos leitores, pois a obra do mestre é um clássico dos quadrinhos fantásticos brasileiros. O trabalho é fonte para a análise de Alberto Pessoa e Lucas Freitas no artigo “As marcas do insólito em O Ogro, de Julio Shimamoto”, cujo objetivo é refletir acerta da presença do “fantástico” na obra do autor.
Segue o artigo “A formação do sujeito-leitor no Ensino Fundamental: contribuições das histórias em quadrinhos” em que Barbara Arcanjo Campos apresenta os resultados da pesquisa sobre os hábitos de leitura dos alunos e os saberes dos professores sobre quadrinhos na promoção do desenvolvimento infantil, realizada em classes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Inspirada na revista Imaginário!, Larissa Dias conta no artigo “A Nona Árvore: colaboração e transformação nas HQs Mitológicas da Revista Eletrônica Mitologia Aberta” as motivações porque criou essa revista e dentro dela a seção com quadrinhos mitológicos com o objetivo de realçar a importância da apresentação das histórias em quadrinhos ao leitor de mitologia.
Trazemos dois ensaios nesta edição, o primeiro, de Edgard Guimarães, “Comentários pertinentes sobre a criação de tiras”, traz o rico percurso desenvolvido pelo autor para a criação de suas próprias tiras; o texto é quase um manual, sem abrir mão de elementos críticos sobre o processo de criação artística do gênero. Já Marcelo Bolshaw, com “Homenagem ao mestre feiticeiro”, faz uma reflexão sobre a obra cinematográfica, as histórias em quadrinhos e a “psicomagia” do autor chileno Alejandro Jodorowsky.
Gazy Andraus traz mais um capítulo da série “ResenhandoZine”, com expoentes que suplantam a limitação da difusão do papel, chegando aos vídeos na rede virtual da Internet. Nesta edição aborda seu próprio trabalho, o canal GaZine, que produz e apresenta no YouTube sobre fanzine, quadrinhos e afins.
Encerramos a edição com mais uma história em quadrinhos para a fruição do leitor. Waldeir Brito apresenta a história fantástica de Antonio, cujas sensibilidade e capacidades de interação com o lado sobrenatural fazem com que seu dia a dia seja repleto de imprevistos e o transforma em um motorista de entidades e espíritos.
Imaginário! tem por objetivo a difusão de artigos acadêmicos, ensaios, resenhas e entrevistas sobre História em Quadrinhos, Artes Gráficas e Visuais, promovendo a interdisciplinaridade com outros domínios afins. A revista conta com a participação de pesquisadores e membros de grupos de estudos de instituições de ensino superior de todo o país.
Boa leitura!
Henrique Magalhães
Sumário
Apresentação
História em Quadrinhos
O Ogro!
Julio Shimamoto - desenhos
Antonio Rodrigues - texto e roteiro
Artigos
As marcas do insólito em O Ogro, de Julio Shimamoto
Alberto Ricardo Pessoa
Lucas Freitas de Figueiredo Andrade
A formação do sujeito-leitor no Ensino Fundamental:
contribuições das histórias em quadrinhos
Barbara Arcanjo Campos
A Nona Árvore: colaboração e transformação nas HQs Mitológicas
da Revista Eletrônica Mitologia Aberta
Larissa Dias
Ensaios
Comentários pertinentes sobre a criação de tiras
Edgard Guimarães
Homenagem ao mestre feiticeiro
Marcelo Bolshaw Gomes
Resenha
ResenhandoZine - 3: GaZine no Youtube
Gazy Andraus
História em Quadrinhos
O motorista
Waldeir Brito
Normas de publicação
Expediente
Capa
Excerto da HQ "O Ogro", arte de Julio Shimamoto
Revista de análise sobre Comunicação e Artes. O uso das imagens serve apenas ao estudo, de acordo com o artigo 46 da lei 9610. O direito dos textos e imagens pertence a seus autores ou detentores.