Apresentação
A revista Imaginário! almeja dar visibilidade às investigações sobre História em Quadrinhos, Artes Visuais e Cultura Pop apresentando sua diversidade no meio acadêmico. São trabalhos de mestrandos, Mestres, Doutores e profissionais da área, que enriquecem o campo de estudo. Imaginário! é vinculada ao NAMID - Núcleo de Arte, Mídia e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, portanto conta com o respaldo nessa esfera acadêmica e mantém o firme propósito de apresentar o melhor dos estudos na área, com a participação de pesquisadores de todo o país.
Apesar de nossos esforços, como a já longa trajetória da revista, a periodicidade regular, a qualidade do que apresentamos, não conseguimos sensibilizar os avaliadores da Capes para o reconhecimento de sua importância para os estudos na área. Os quadrinhos e artes afins continuam sendo, ao que parece, párias das artes gráficas e visuais, estigmatizados como reles produto da Indústria Cultural.
Essa visão estreita das esferas superiores da Academia não nos afasta do caminho que queremos seguir, o de reunir um acervo crítico sobre as artes que apreciamos e valorizamos, independentemente do endosso oficial. Esta edição da Imaginário! é uma prova inconteste do quanto estamos engajados nesse propósito ao apresentar uma intensa participação de pesquisadores com obras dos mais variados matizes.
Para consolidar nossa autonomia editorial, abrimos a revista à publicação também de quadrinhos no âmbito das criações experimentais – tiras e HQ poético-filosóficas, quadrinhos undergrounds ou “marginais”, ensaios com novas linguagens – sempre que possível acompanhados de memorial descritivo que ampliem os estudos sobre os processos criativos. Com isso, corremos o risco de subverter o formalismo dos rigores acadêmicos convencionados, mas já demos prova de que não são esses meandros burocráticos que mais importam.
Henrique Magalhães
Sumário
Apresentação
Insanidade, fantasia e olhares: um ensaio estético e algumas aproximações
entre o conto "O homem de Areia" de Ernst Hoffmann (1817)
e o conto em quadrinhos "Amargo Despertar (2019)
Fabíola Cristina Alves
O tempo nos quadrinhos: um estudo de Here, de Richard McGuire
Cátia Ana Baldoino da Silva
Jim Steranko e sua poética de perturbação e perda
Daniel Baz dos Santos
Personagens capoeiristas nos quadrinhos nacionais: sentidos e significações
Robson Carlos da Silva; Heraldo Aparecido Silva
O Nacionalismo que diverte: a produção de uma identidade nacional
e os quadrinhos no início de 1960
Thaís da Silva Tenorio
Histórias em Quadrinhos e materiais orais como projeto didático de ensino
Alberto Ricardo Pessoa; Giovanni Lucena Costa
O uso da fotografia nas histórias em quadrinhos da Marvel:
recurso estilístico ou resistência material?
Amaro Xavier Braga Junior
A repetição do cinema na animação, no videogame e na imagem digital:
composição e estética em "Final Fantasy"
Angela Longo; Rafael Machado Costa
A interface literatura/cinema em "Viajo porque preciso, volto porque te amo"
Vanessa Tavares da Silva
Aliando a tecnologia ao lado
Gazy Andraus
Normas de publicação
Expediente
Capa
Ilustração de Alberto Pessoa para o álbum "Amargo despertar", dele e Lucas Freitas
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