Este ano de 2016 vem sendo muito especial para o projeto IFanzine, pois, entre outras conquistas, o PEIBÊ foi contemplado com o Troféu Angelo Agostini na categoria zine de quadrinhos. A honraria foi recebida com muita alegria por nós, pois representa o reconhecimento de um trabalho coletivo, dos estudantes e pessoas idententificadas, de diversas formas, com a fanzinagem, e mais ainda, é um incentivo para novas iniciativas de empregabilidade do zine no âmbito do ensino-aprendizagem.
O exemplo em questão, trazemos no relato do professor Carlos de Brito Lacerda, de Goiás. A quadrinhista entrevistada desta edição, que nos presenteou com a HQ “Travessia”, também das terras goianas, é Cátia Ana Baldoino, programadora visual da UFG – Universidade Federal de Goiás e autora da celebrada webcomic “O Diário de Virgínia”. Na coluna “Parceiros na Rede”, se faz presente o Shilton Roque, outro servidor da educação que acredita no zine como um dos veículos para, como ele mesmo enfatiza, “instrumentalizar a transformação social através da educação”.
Também contamos com a participação do professor Hylio Lagana, editor do Gibizine, revista produzida pelos alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba/SP, que tem como principal objetivo divulgar conhecimentos científicos utilizando as HQs como veículo.
Nossos estudantes do IFFluminense e que integram o Coletivo IFanzine já estão publicando quadrinhos no Gibiozine, para nosso deleite, pois são desdobramentos do nosso projeto enquanto proposta de incentivo à autoralidade. São muitos os colaboradores que tornam possível o sucesso deste empreendimento zineiro-extensionista e o espaço para citá-los é escasso. Para diminuir essa limitação, convidamos os leitores a conhecerem e acompanharem nossos canais na web:
https://www.facebook.com/iffanzine
http://iffanzine.blogspot.com.br/
https://issuu.com/ifanzine
Beralto
Coordenador do Projeto IFanzine