Peibê 4


Editor: Alberto de Souza
Produção: Projeto IFanzine, IFF Macaé, RJ.
N. 4. Outubro de 2015, 36p.

Edição digital


Chegamos ao terceiro ano do Projeto de Extensão IFanzine despertando grande interesse nos diversos locais de apresentação e distribuição de nossas publicações. Com os zines editados até então, a PEIBÊ, publicação principal do projeto, e as edições especiais, tais como a AFROINDI e Traços de Memória – e outras que estão em fase embrionária, desenvolvidas em parceria com núcleos de pesquisa e projetos de extensão do IFFluminense – temos ampliado a visibilidade e o reconhecimento do potencial das revistas artesanais/alternativas.

Os alunos vêm se mostrando cada vez mais receptivos e identificados com a proposta dos fanzines como leitores e potenciais produtores de conteúdo, nas oficinas que promovemos e eventos acadêmicos e culturais dos quais temos participado. As redes sociais vêm ampliando exponencialmente o alcance de nosso público, e travamos parcerias, em diversas partes do Brasil, com fanzineiros, educadores, pesquisadores e artistas na troca de revistas, e em parcerias para publicação de histórias em quadrinhos e artigos sobre fanzines.

A PEIBÊ, em sua quarta edição, vem trazendo produtivos resultados dessa interação que temos promovido, contando com as artes de pesquisadores/fanzineiros que se identificam como autores de HQs poético-filosóficas, como Edgar Franco, Danielle Barros e Gazy Andraus, este último nos trazendo um relato de sua experiência de incentivador do uso dos zines no ensino-aprendizado. Beralto, também veterano nos zines e coordenador do Projeto IFanzine, nos traz amostras de suas tirinhas de humor e é o entrevistado da vez.

Temos a honra de contar com a participação de artistas destacados na comunidade de fanzineiros do país, entre eles o ícone dos zines brasileiros Henry Jaepelt, o talentosíssimo Ian Rocha e a “Dona Fanzine”, como é conhecida a arte-educadora, poetisa e entusiasta dos zines Thina Curtis, que figura nesta edição em parceria com Bruna Lage, integrante da equipe do projeto IFanzine e estudante de nossa instituição.

Ainda compondo a prata da casa, se fazem presentes Raphael Viana, Kezia Campos e Nathália Campanário, bolsistas do projeto sempre esbanjando talento e criatividade. Contamos também com estudantes egressos de outro campi de nossa instituição, como Fagner Mathias, Glauber Gonzaga e Raphaella Cordeiro, graduados no curso de design gráfico do campus Campos-Centro. Eberton Ferreira de São Gonçalo e Glauco Grain, de Campos dos Goytacazes, são os incansáveis e prolíferos quadrinhistas independentes de nossas cercanias que completam esse time tão especial de colaboradores.

Destacamos, por fim, que estamos interagindo com projetos e iniciativas que utilizam o fanzine e quadrinhos nas instituições da rede federal de ensino profissionalizante, intensificando a troca de experiências e saberes. Enviamos exemplares de nossos zines para cerca de 400 unidades da rede federal e identificamos uma boa quantidade de projetos e iniciativas similares à nossa.

Nesta edição, contamos com a participação do prof. Gerson Rossi, do IFSP campus Votuporanga, que apresenta uma interessantíssima proposta de uso da arte sequencial no ensino de inglês. A convocatória para veiculação de colaboradores de todo o país continua valendo, aguardamos sua presença nas próximas edições. Sejam bem-vindos.

Alberto de Souza – Beralto
Projeto de Extensão IFanzine


 Mais edições do fanzine Peibê
Peibê 1
Peibê 2 Peibê 3
Peibê 5 Peibê 6
      https://www.marcadefantasia.com    -    Paraíba, dezembro 2018