Há 2 anos sem realizar sua já tradicional Mostra Peibê de Zines e Publicações Independentes, devido à pandemia de covid-19, a Fanzinoteca vem realizando suas ações à partir das mídias sociais do projeto e, no mês em que se destaca também a campanha do Outubro Rosa, o coletivo lança a versão online do Oncozine, trazendo um relato sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama vivido pela autora, a mestranda Maria Madalena de Pontes Melo.
Maria Madalena é graduada é Geografia e cursa mestrado em Ciências da Educação na Universidad Columbia Del Paraguay. É professora do curso de Turismo do Cederj ofertado pela Unirio. Ela tornou-se paciente oncológica em 2010 e usou a técnica do fanzine como produto educacional do seu curso de mestrado.
O Oncozine é um belíssimo exemplo de que basta ter um bom repertório e vontade de socializar um conteúdo relevante, que o zine estará a meio-caminho de ficar pronto! O passo seguinte é usar recursos criativos para dar um ar bem pessoal ao zine, e não precisa ser expert em desenho, hachuras e formas simples podem oferecer soluções gráficas muito interessantes e personalizadas para a revista. Enfim, zine é sobre assumir a autoralidade.
Sendo o câncer de mama o segundo tipo mais frequente no mundo e com altas taxas de incidência no Brasil, sobretudo por causa de um grande número de diagnósticos tardios, já com o câncer em estado avançado, torna-se de grande relevância todas as estratégias para sensibilizar e informar as mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia e que, “se toquem”.
Páginas do fanzine "Oncozine" n. 1