Performance e quadrinhos expandidos
O número 13 de “Artlectos & Pós-humanos” reforça a proposta da revista em veicular quadrinhos expandidos gestados a partir de processos criativos experimentais e inusitados, explorando novas possibilidades narrativas, poéticas e estéticas. As HQs e HQforismos presentes aqui são fruto direto de minha pesquisa de pós-doutorado “Posthuman Tantra e Artlectos & Pós-humanos: Processos Criativos Transmídia em Performance e Quadrinhos”, realizada no Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, com a supervisão da Profa. Dra. Rosangella Leote. Os produtos artísticos da pesquisa foram dois novos atos performáticos do meu grupo Posthuman Tantra, 7 HQforismos, 2 HQs, um álbum em quadrinhos, 3 EPs musicais do Projeto Ciberpajé, e uma videoarte. Todos eles inspirados inicialmente em uma experiência enteogênica prévia e possuindo conexões transmidiáticas diretas que os conectam, além de integrarem o universo ficcional transmídia da “Aurora Pós-humana”. Estão publicados nesse número os 7 HQforismos e as 2HQs.
O conjunto de HQforismos que abre a revista foi um desdobramento criativo do ato performático “Lupus Noctis”, esse por sua vez inspirado no álbum em quadrinhos “Ecos Humanos”, criado a partir de ENOC – estados não ordinários de consciência (com roteiro meu e desenhos de Eder Santos). Após a realização dos HQforismos, “Lupus Noctis” passou por uma reformulação, incluindo novos elementos inspirados por eles, e depois do ato performático reformulado ser apresentado em dois eventos nacionais, ele engendrou a criação de “Lupus Diem” e elas inspiraram a produção de um segundo ato performático do Posthuman Tantra chamado “Quilombot Mantra”, apresentado no “Festival de Artes Ciberpajelanças II”, em Goiânia.
“Lupus Noctis” e “Lupus Diem” também inspiraram a concepção de 3 EPs do “Projeto Musical Ciberpajé”: “Madrugada de Lilases Pedras Adornada” (parceria com Nix’s Eyes, de Brasília), “Lobo Infinito” (parceria com o Melek-Tha, da França) e “Loucos ou Deuses” (parceria com Filmy Ghost, do Chile). Esses EPs e o ato performático “Quilombot Mantra” foram inspiração direta para a segunda HQ “Lupus Crepusculum”, e também para o álbum em quadrinhos colorido feito através de processos de escultura e fotografia “O Sonho dos Deuses”, que em breve será publicado e que serviu de inspiração para a criação da videoarte/videoclipe “Ciberpajé – O Enterro dos Deuses”, pioneiro no Brasil a utilizar a rede neural “Deep Dream”, criado em parceria com o arquiteto C.N.S., de Brasília. Todas essas obras têm existência independente, mas ganham nova densidade quando fruídas juntamente às demais narrativas transmidiáticas ligadas a elas. Ao final da revista incluímos links para audição dos EPs e para a videoarte. Esperamos vocês em uma das próximas performances do Posthuman Tantra para experienciarem os atos performáticos citados. Sigo criando de forma entusiasmada, é minha forma de rebelião contra a barbárie instaurada!
Ciberpajé
(A.K.A. Edgar Franco)
Páginas da edição 13 da revista Artlectos e Pós-humanos |