Mitos, dilemas e ideais
Mitos, dilemas e ideias Artlectos e Pós-Humanos chega ao seu quarto número mantendo a proposta inicial de veicular histórias em quadrinhos autorais, do gênero poético-filosófico, ambientadas em meu universo ficcional da “Aurora pós-humana”. Em 2009 fui surpreendido com a premiação do número 3 da Artlectos – primeiro editado pela Marca de Fantasia – na categoria publicação de aventura do Troféu Bigorna, importante premiação concedida aos melhores da HQ brasileira pelos articulistas do portal de quadrinhos Bigorna. O prêmio é um incentivo para eu continuar acreditando no potencial de meus quadrinhos experimentais, ele só foi possível porque o editor Henrique Magalhães decidiu abraçar o projeto e dar continuidade ao título. Meus sinceros agradecimentos ao Henrique e a todos os autores, amigos, leitores e incentivadores da HQ de autor nacional.
Este número 4 apresenta algumas novidades. Primeiro a participação muito especial de dois nomes seminais da HQ alternativa brasileira: o premiado roteirista Gian Danton escreveu o texto de “A caverna”, inspirado no mito da Caverna de Platão, o qual serviu de base para minha adaptação recontextualizada da história com uma simbologia pós-humana; e também o talentoso arte-finalista Omar Viñole, que nos brinda com seu sinuoso pincel na HQ de contornos transcendentes “Dilema da despedida”. A segunda novidade é a versão em quadrinhos de minha HQtrônica “Neomaso Prometeu” – trabalho polêmico que recebeu menção honrosa no “VideoBrasil” – Festival internacional de arte eletrônica” (Sesc Pompéia/2001). Ainda compõem esse número as HQs “Híbrido Ícaro”, uma reflexão a respeito do chamado “Salto Quântico”; “O ideal transumano”, lúdico e irônico delírio transumanista; “Ancestral desejo”, sobre alguns impulsos animais pré-históricos num contexto hipertecnológico; e “Em louvor aos biociberxamãs”, breve manifesto anticartesiano. Abraço pós-humano!
Edgar Franco
Artlectos e Pós-humanos 4 A revista de quadrinhos experimentais de Edgar Franco chega ao número 4 trazendo mais algumas histórias com seu inconfundível traço ilustrando seu peculiar universo ficcional. A obra de Edgar, tantas vezes reconhecida no campo da pesquisa acadêmica e da música eletrônica, agora tem o aval de um dos mais renomados prêmios dos quadrinhos nacionais, o Troféu Bigorna, atribuído por especialistas na área. Segue a apresentação feita pelo próprio Edgar, que traduz com precisão o conteúdo desta edição. HM |