“Nefelibantes Pareidólicos” é um zine manufaturado à mão (no espírito da colagem a partir de meus desenhos originais xerocopiados) sobre as imagens que se formam a partir de certas instâncias e lembram outras imagens. A isso se denomina “pareidolia” (do grego, parei = para, ao lado de e eidolon = ídolo, imagem). Quando eu realizei este “artezine”, em 2009, eu lecionava em um centro universitário de Guarulhos, SP e estava imbuído de vários projetos em andamento, dentro das disciplinas que lecionava, incluindo TCCs.
A pareidolia já era aventada por Leonardo Da Vinci como base de desenvolvimento da criatividade humana. Scott McCloud lembra em seu livro “Desvendando os Quadrinhos” que o ser humano vê imagens semelhantes em tudo, incluindo um” rosto” básico numa tomada de energia elétrica na parede.
Já a palavra “nefelibata”, também de origem grega, quer literalmente dizer “andar na nuvem” e também denomina a pessoa que olha para as nuvens e vê as imagens, apreciando-as (existem até grupos de tais apreciadores, no exterior, que são os nefelibatas, que vão a áreas abertas admirar as nuvens). Há uma cidade em que isso é bem interessante, Brasília, pois lá, como um planalto, costuma ter um céu aberto apinhado de nuvens belíssimas.
Bem, na época em que fiz o zine, meus conceitos que imbricam ciência com esoterismo davam-se às mãos (por isso, no texto do zine, falo de leitura de borra de café e quiromancia e outras incursões metafísicas). Mas independente de ciência e/ou crença, espero que apreciem as artes do zine, elaboradas após visualizações como as de um nefelibata a gazear às nuvens, entremeadas às borras e objetos e suas formas pareidólicas!
Gazy Andraus
Goiânia, 27/02/2024
|
|
|
Páginas de Nefelibantes Pareidólicos, por Gazy Andraus |
|