HQ koânica
“Um cristão esteve comigo há alguns dias e me disse: ‘Deus criou o mundo’. Eu então lhe perguntei: ‘Quem criou o pecado?’ Ele respondeu: ‘O demônio’. Daí indaguei: ‘Quem criou o demônio? ‘Ele então se viu perdido. Disse: Claro que foi Deus quem criou o demônio’. O demônio cria o pecado e Deus cria o demônio. Então quem é o verdadeiro pecador - Deus ou o demônio? As concepções dualistas sempre levam a tais absurdos” (OSHO, p. 72) .
Este excerto do livro “Tantra-Sexo e Espiritualidade” de autoria do filósofo indiano Bhagwan Shree Rajneesh (que posteriormente trocou seu nome para Osho), serve como introdução a este suplemento que pretende ser uma reflexão ‘ativa’ de minha dissertação de mestrado, pois que traz em seu cerne o Koan: uma questão que jamais poderia ser respondida racionalmente.
A mente humana toca até o limiar do tridimensional, mas daí não passa, reclusa que é de sua própria condição inexplicavelmente limitante.
Em todos meus trabalhos anteriores, em toda minha vida pregressa, as questões universais jamais me abandonaram, e fiz de minha vida uma espécie de santuário, no qual dia e noite, tentava responder a tais questões, sem nunca ter sucesso.
O único ponto que fazia efeito era a música.
O texto acima é um excerto introdutório do fanzine"HQ koânica ao vivo: existe o vazio entre dois quadrinhos? (ou: o koan nas histórias em quadrinhos autorais adultas)”, que é um anexo da dissertação de mestrado homônima de Gazy Andraus, defendida em 1999 na UNESP, em SP. |