Reintroduzindo o zine Fantasia Filosófica
Em 1998, com o desenvolvimento das HQs poéticas, mais especificamente, poético-filosóficas, resolvi faneditar um zine com este conteúdo em quadrinhos, convidando alguns amigos que estavam na vanguarda deste (novíssimo) estilo!
Daí, fiz o primeiro número, mas por causa de dificuldades de custos, consegui apenas imprimir uma versão colorida (algumas HQs + a capa eram colorizadas, enquanto que outras eram em pb), e outra cópia em preto e branco.
Tive ajuda de amigos à época, mas todas as explanações estão no sumário e no texto de introdução. Este é um zine que não consegui passar para frente em versão impressa, e agora, 25 anos depois, estou trazendo-o em pdf. Esta versão foi escaneada e/ou fotografada via cam/scanner, a depender da qualidade das páginas, porque o próprio “boneco” original tem suas páginas em qualidade razoável, pois à época, apesar de ainda estarmos no berço do computador pessoal, as HQs foram digitalizadas por amigos e depois impressas para mim, e é o que tínhamos de qualidade. Daí, montei o boneco, colando frente e verso das páginas e o resultado é um pouco sofrível em alguns momentos, com relação às leituras dos textos nas HQs - podem até ver imagens pixelizadas por isso. Mas lembro que isto tudo traz o caráter único e emblemático do universo paratópico e resistente (também resiliente) do fanzinato.
Penso que o que vale é igualmente o registro histórico desta edição única, rara e quase sem cópias; pensei em fazer mais algumas a distribuir aos autores, mas não devo ter conseguido – faltava-me também a verba.
Neste único número de Fantasia Filosófica, poderão ver que alguns dos autores continuam, enquanto que outros podem ter parado sua produção ou migrado para outras paragens.
Dentre os autores, um deles é Nuno Nisa, de Portugal, que também publicava um zine em que eu, Edgar Franco e outros brasileiros, vez ou outra, participávamos de seu zine por lá. Infelizmente, deste autor estrangeiro não tive mais notícias há anos, mas ele chegou a nos avisar que pararia com suas HQs e seus zines, à época.
Enfim, espero que, na medida do possível, apreciem este resgate da história das HQs poéticas e zines brasileiras!
Abraços zineiro-quadinhístico-fantástico-filosóficos de
Gazy Andraus, 19/09/2023
Páginas do fanzine Fantasia Filosófica
|
|