Hurizen é uma HQ “clássica” da linha poético-filosófica (ou “fantástico-filosófica” como prefiro, neste caso específico). Eu a elaborei direto à tinta preta em 1990, na minha fase mais criativa da vida (em quase tudo, incluindo no esporte, em que eu jogava basquete com intensa criatividade na fruição do momentum – tal qual em meus desenhos e à filosofia taoísta do ‘agora’). Esta fase durou alguns poucos anos e como ela, nunca mais vivenciei igual (embora tenha havido outras fases distintas de processos criativos).

Eu a publiquei em minha quadrilogia “Homo Eternus” (que dos fanzines entre 1993-94 viraram álbuns de 2018 a 2021 pela Ed. Criativo). Agora, revendo artigos sobre a HQ Hurizen, encontrei uma resenha acerca da apresentação de Elydio dos Santos Neto à Intercom de 2007 e a partir desta, o texto dele que virou livro da série de HQs poético-filosóficos pela Ed. Marca de Fantasia.

Resolvi, então, inserir a pequena resenha crítica sobre o texto de Santos Neto e a HQ na versão colorizada por mim (e nunca publicada nesta versão) como num artezine à apreciação a todos, e pela Marca de fantasia, editora que vem impulsionando este estilo de quadrinhos poéticos-brasileiros.

Espero que a apreciem, apesar da qualidade de escaneamento não ser das melhores – resolvi manter assim porque daria muito trabalho reescanear sendo que as folhas são maiores um pouco que A-4. e por ser um zine, tendo as deficiências que têm, creio que valem a qualidade como simulacro do que já foram antes, quando os zines tinham qualidade “sofrível” de impressão... com a vantagem desta ser em cores/cinzas). Tem também a versão para leitura online simulando revista-zine, no FLIPHTML5 via QR-Code (já que agora o ISSUU não permite mais que 5 publicações no modo grátis).

Eis a resenha:

Quadrinhos juntam poesia, filosofia e comunicação

(Reportagem feita para o Jornal Online da Unisanta - edição especial do Intercom 2007)

“O trabalho sobre os quadrinhos poéticos-filosóficos de Gazy Andraus, apresentado pelo professor Elydio dos Santos Neto, da Universidade Metodista de São Paulo foi indicado pelo Núcleo de Produção Editorial como o que melhor reflete os objetivos do Intercom, por apresentar elementos de interdisciplinaridade entre arte, comunicação e filosofia.

A história do Hurizen, baseado no personagem do poeta inglês William Blake e publicada por Andraus em um fanzine, foi analisada pelo Elydio. Ele falou sobre os elementos filosóficos, poéticos e espirituais contidos na obra. Elydio estabeleceu relações entre a concepção antropológica, a visão do filosófo Kant do ser humano e o conceito de Homo Complexus de Edgar Morin.

Na obra de Gazy Andraus, o professor vê reflexão, auto-conhecimento e a crítica aos valores dominantes. Elydio também falou sobre o processo criativo do autor. "Ele muitas vezes desenha direto com a caneta nanquin, que se torna o traço definitivo. Às vezes ele desenha ouvindo música".

Circo Editorial - O professor Roberto Elísio dos Santos apresentou um panorama da Circo Editorial, responsável por uma produção alternativa durante as décadas de 80 e 90. Santos analisou as produções do período dentro do contexto histórico e as características do humor urbano, político, erótico, social e de comportamento. De acordo com Santos, o período foi de intensa criatividade para os quadrinhos brasileiros.

O professor e cartunista Luiz Gê comentou o trabalho e explicou que a criação underground era uma tentativa para se criar fora dos moldes do mercado. Ele falou de uma maior influência dos quadrinhos europeus, da questão política e da tentativa de se criar quadrinhos brasileiros.” Última Pauta: Quadrinhos juntam poesia, filosofia e comunicação (ultimapauta.blogspot.com)

Artigo de Elydio dos Santos Neto para Intercom: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/r0463-1.pdf

  • Huri-Zine de Gazy Andraus (30/08/2023).
Páginas de Hurizine, por Gazy Andraus

 Mais publicações de Gazy Andraus na Marca de Fantasia
Fanzinar
Gazy Andraus
Outubro 2020.
Minizine em comemoração ao Dia Nacional do Fanzine.
Edição digital
Fanzinário 
Gazy Andraus
Homenagem ao Dia Nacional do Fanzine.
Edição digital
HQ koânica: existe o vazio entre dois quadrinhos?
Gazy Andraus
São Paulo, 1999.
Edição digital
HQMente
Gazy Andraus
São Paulo, 2006
Edição digital 1
Edição digital 2
Artezine "Ipsis Literis" (Gravurazine)
Gazy Andraus
ArtZine com gravuras do autor.
Edição digital

Marca de Fantasia
Setembro de 2023
Editor: Henrique Magalhães
  Rua João Bosco dos Santos, 50, apto. 903A. João Pessoa, PB. Brasil
  Cep: 58046-033. Tel (83) 998.499.672

  Contato: marcadefantasia@gmail.com -  https://www.marcadefantasia.com