Hurizen é uma HQ “clássica” da linha poético-filosófica (ou “fantástico-filosófica” como prefiro, neste caso específico). Eu a elaborei direto à tinta preta em 1990, na minha fase mais criativa da vida (em quase tudo, incluindo no esporte, em que eu jogava basquete com intensa criatividade na fruição do momentum – tal qual em meus desenhos e à filosofia taoísta do ‘agora’). Esta fase durou alguns poucos anos e como ela, nunca mais vivenciei igual (embora tenha havido outras fases distintas de processos criativos).
Eu a publiquei em minha quadrilogia “Homo Eternus” (que dos fanzines entre 1993-94 viraram álbuns de 2018 a 2021 pela Ed. Criativo). Agora, revendo artigos sobre a HQ Hurizen, encontrei uma resenha acerca da apresentação de Elydio dos Santos Neto à Intercom de 2007 e a partir desta, o texto dele que virou livro da série de HQs poético-filosóficos pela Ed. Marca de Fantasia.
Resolvi, então, inserir a pequena resenha crítica sobre o texto de Santos Neto e a HQ na versão colorizada por mim (e nunca publicada nesta versão) como num artezine à apreciação a todos, e pela Marca de fantasia, editora que vem impulsionando este estilo de quadrinhos poéticos-brasileiros.
Espero que a apreciem, apesar da qualidade de escaneamento não ser das melhores – resolvi manter assim porque daria muito trabalho reescanear sendo que as folhas são maiores um pouco que A-4. e por ser um zine, tendo as deficiências que têm, creio que valem a qualidade como simulacro do que já foram antes, quando os zines tinham qualidade “sofrível” de impressão... com a vantagem desta ser em cores/cinzas). Tem também a versão para leitura online simulando revista-zine, no FLIPHTML5 via QR-Code (já que agora o ISSUU não permite mais que 5 publicações no modo grátis).
Eis a resenha:
Quadrinhos juntam poesia, filosofia e comunicação
(Reportagem feita para o Jornal Online da Unisanta - edição especial do Intercom 2007)
“O trabalho sobre os quadrinhos poéticos-filosóficos de Gazy Andraus, apresentado pelo professor Elydio dos Santos Neto, da Universidade Metodista de São Paulo foi indicado pelo Núcleo de Produção Editorial como o que melhor reflete os objetivos do Intercom, por apresentar elementos de interdisciplinaridade entre arte, comunicação e filosofia.
A história do Hurizen, baseado no personagem do poeta inglês William Blake e publicada por Andraus em um fanzine, foi analisada pelo Elydio. Ele falou sobre os elementos filosóficos, poéticos e espirituais contidos na obra. Elydio estabeleceu relações entre a concepção antropológica, a visão do filosófo Kant do ser humano e o conceito de Homo Complexus de Edgar Morin.
Na obra de Gazy Andraus, o professor vê reflexão, auto-conhecimento e a crítica aos valores dominantes. Elydio também falou sobre o processo criativo do autor. "Ele muitas vezes desenha direto com a caneta nanquin, que se torna o traço definitivo. Às vezes ele desenha ouvindo música".
Circo Editorial - O professor Roberto Elísio dos Santos apresentou um panorama da Circo Editorial, responsável por uma produção alternativa durante as décadas de 80 e 90. Santos analisou as produções do período dentro do contexto histórico e as características do humor urbano, político, erótico, social e de comportamento. De acordo com Santos, o período foi de intensa criatividade para os quadrinhos brasileiros.
O professor e cartunista Luiz Gê comentou o trabalho e explicou que a criação underground era uma tentativa para se criar fora dos moldes do mercado. Ele falou de uma maior influência dos quadrinhos europeus, da questão política e da tentativa de se criar quadrinhos brasileiros.” Última Pauta: Quadrinhos juntam poesia, filosofia e comunicação (ultimapauta.blogspot.com)
Artigo de Elydio dos Santos Neto para Intercom: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/r0463-1.pdf
- Huri-Zine de Gazy Andraus (30/08/2023).
|
|
|
Páginas de Hurizine, por Gazy Andraus |
|