Neste Criaciberzine, intitulado “Pós-MekHanTrop(IA)“, o artista trabalha com o conceito de um mundo distópico devastado e revisitado por Elonions dissidentes após a hecatombe mekHanTrópica. No universo de MekHanTropia, o antagonismo parte, de fato, dos megabilionários tecnocratas que comandam os grandes conglomerados atuais. Estas figuras, chamadas como “Elonions”*, são representadas como eram os reis-deuses do passado, ou seja, como entidades sobrehumanas com poderes ilimitados para reger os destinos de “meros mortais” (MekHanTropos) vivendo, em sua grande maioria, de maneira miserável e em absoluta servidão.
Os MekHanTropos foram cooptados pelo véu ilusório do consumo associado à felicidade, ao luxo e ao conforto artificial instituído enquanto discurso por estas forças ocultas regidas pelos Elonions, se tornando engrenagens de enriquecimento para esses megabilionários e se transmutando em fluxos máquinicos de Inteligência Artificial. Após deixaram o planeta em suas naves interespaciais, tentando fugir do colapso planetário decorrente de suas ações, alguns destes Elonions retornam por não conseguirem encontrar outro planeta habitável. Ao chegar de volta à Terra, se deparam com uma nova configuração repleta de clones deles mesmos criados pela IA. Esse novo mundo se apresenta como um lugar inóspito para a vida humana nos moldes anteriores.
* “Elonions” é uma brincadeira poética, feita pelo autor, de aglutinação etimológica entre o primeiro nome do bilionário Elon Musk e a palavra em inglês onion (cebola), ambos geradores de lágrimas.
Fredé CF (a.k.a. Frederico Carvalho Felipe) (https://linktr.ee/fredecf?utm_source=linktree_admin_share) é doutor pelo PPGACV da FAV-UFG e integrante do grupo de pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG). Também é autor de álbuns musicais, vídeos, foto-narrativas, contos e fanzines oníricos transmidiáticos de temas reflexivos, autobiográficos e de fantasia.
E-mail: fredcfelipe@gmail.com
Sites e blogs: https://linktr.ee/fredecf?utm_source=linktree_admin_share
Criaciberzines são uma produção dos integrantes do grupo de pesquisa Criação e Ciberarte (CRIA_CIBER), liderado pelo professor-pesquisador e artista transmídia Edgar Franco (@ciberpaje), com edição de Gazy Andraus e Léo Pimentel. Os Criaciberzines trazem uma dimensão das pesquisas e produções dos membros do grupo. Eles serão postados mensalmente, contando também com conteúdo sobre os processos de criação. Ao final, teremos uma compilação dos Cria_ciberzines com livre acesso aos leitores. Manteremos você informados! A produção inaugural foi uma criação da Rachel Cosme (@rachel_cosmos).
Páginas de "Pós-MekHanTrop(IA)", de Fredé FC |
|