Os cria_ciberzines trazem uma dimensão das pesquisas e produções dos membros do grupo. Este Cria_Ciberzine, intitulado “KZulovo” também sendo um “flashbookzine”, um artezine de Ciberpajé e Rennan Queiróz. Kzulovo traz uma HQ poético-filosófica desenvolvida no contexto do universo ficcional transmídia da Aurora Pós-Humana. Ela surgiu conceitualmente como um desdobramento de outra HQ chamada "Ovo" e trata da temática mais emergente desse universo, a tecnognose e as buscas transcendentes em contraste com o binárismo anticósmico.
KZulovo é fruto da parceria criativa entre o Ciberpajé e Rennan Queiroz, artista tatuador e pesquisador que realiza mestrado no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG, no qual investiga a tatuagem como arte. A narrativa foi pensada com uma imagem por página já no intuito da realização de seu desdobramento transmídia, ou seja, ter as artes de suas páginas tatuadas na pele de interatores interessados em carregar partes dela resignificando-as e recontextualizando-as. Sendo essa proposição transmidiática uma ação inédita na Aurora Pós-Humana.
O Ciberpajé e Rennan Queiroz alternaram os desenhos na criação da narrativa e o Ciberpajé ficou responsável pelo texto. As artes foram pensadas para explorar o estilo lineart de tatuagem e permitir que fossem tatuadas nos interatores durante o evento “Festival de Artes Ciberpajelanças III”, que aconteceu no Espaço Cultural Ruptura, em Goiânia, nos dias 26 e 27 de novembro de 2022.
Todas as 15 artes que integram a narrativa foram tatuadas em interatores que se dispuseram a integrar essa experiência artística transmídia, ressignificando a narrativa que agora circula entre pessoas pelo mundo. Algumas das artes foram tatuadas em integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFG), sendo eles o Dr. Bruno Mendonça, o Pós-Doutorando Léo Pimentel (Amante da Heresia - PPGACV-FAV/UFG) e o doutorando Frederico Carvalho Felipe (Fredé CF - PPGACV-FAV/UFG).
Editores do Criaciberzine: G. Andraus e Léo Pimentel
Coord. geral do Ciberpajelanças: Edgar Franco (Ciberpajé)
Edgar Franco, é o Ciberpajé, um ser mutante como o Cosmos, em constante transmutação. Livre de dogmas e verdades, mago psiconauta pronto a experimentar a novidade, focado em viver o único momento que existe: o agora. Artista transmídia com premiações nas áreas de quadrinhos, FC e arte & tecnologia. É um dos pioneiros brasileiros do gênero poético-filosófico de quadrinhos, e mentor da banda performática Posthuman Tantra. Pesquisador criador do termo HQtrônicas, autor de 4 livros acadêmicos e inúmeros artigos. Pós-doutor em arte e tecnociência pela UnB, Pós-doutor em artes, quadrinhos expandidos e performances pela UNESP, doutor em artes pela USP, mestre em multimeios pela UNICAMP, arquiteto e urbanista pela UnB e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG, em Goiânia. Coordenador do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER (FAV/UFGV). E-mails:
E-mails:
ciberpaje@gmail.com & edgar_franco@ufg.br
Blog:
A Arte do Ciberpajé: http://ciberpaje.blogspot.com/
Instagram: https://www.instagram.com/ciberpaje/?hl=pt
Rennan Queiróz é apaixonado por ilustração, artista tatuador e pesquisador. Atualmente mestrando no programa de pós-graduação em Artes e Cultura Visual, pela Universidade Federal de Goiás. Membro do grupo de Pesquisa Cria_Ciber (PPGACV/UFG/CNPq). Especialista em UX Design, Learning Experience, Docência Universitária e graduado em Design Gráfico.
E-mail:
rennan.provi@gmail.com
Rennan Queiróz (https://www.instagram.com/tatuadouro/; @Rennanpotter)
Resenha por
Prof. Dr. Gazy Andraus
Pós-doutorando e pesquisador do PPGACV da FAV-UFG. |