A série O mundo dos zines, de Eduardo Manzano, quando começou a ser publicada em vários fanzines, logo chamou a atenção. Por vários motivos, mas, é lógico, principalmente por usar o próprio mundo dos fanzines como tema.
Dentro da série, Manzano desenvolveu três subséries: a primeira, retratando editores e colaboradores de fanzines; a segunda, tendo como tema o próprio trabalho de Manzano em seu estúdio; e a terceira, sobre problemas que ocorrem no meio alternativo.
Para as duas primeiras subséries a inspiração direta é o trabalho de Angeli, mas com características próprias. Na terceira subsérie, ao tratar das mazelas do mundo dos zines, Manzano também acertou. Ao falar de pessoas que tentam se aproveitar da boa vontade dos editores para obter material de graça, ou que promovem a discórdia no meio, Manzano não cita nomes, mas usa personagens fictícios para representá-los. Com isso, trata de assuntos pertinentes sem criar polêmicas inúteis.
A leitura de O mundo dos zines, sem dúvida, é um meio de conhecer melhor este meio independente, encontrar velhos amigos e conhecer novas pessoas, como no mundo dos zines. (Excerto da apresentação de Edgard Guimarães)
Tiras de Edu Manzano |
|