"Cercas que Separam Quintais":
contos universais da Paraíba, por Henrique Magalhães
"Cercas que Separam quintais" é mais que um livro de contos, é um testemunho da grande amorosidade do artista multimídia, pesquisador, professor e editor Henrique Magalhães por sua mãe e pela vida. As narrativas presentes nele - com seu belo tom lúdico e confessional - são universais por serem singulares, pois uma vida contada com verdade e poesia tem um pouco de todas as vidas.
Esse livro me fez admirá-lo mais ainda como artista e ser humano. E Magalhães é um sucesso absoluto, tudo que faz torna-se seminal! Sua personagem Maria é uma das primeiras personagens lésbicas dos quadrinhos brasileiros e mundiais, tendo sido premiada e homenageada em Portugal e nos Estados Unidos; sua Editora Marca de Fantasia tornou-se o selo independente mais importante a publicar livros sobre quadrinhos e revistas/álbuns em quadrinhos no país, tendo levado Henrique a ser o convidado principal de umas das edições do maior evento de pesquisa em quadrinhos da América Latina, As Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP, onde ele esteve palestrando sobre a história de sucesso da Marca de Fantasia; suas pesquisas sobre fanzines - que renderam vários livros - são pioneiras e tornaram-se a grande referência bibliográfica nesse campo de pesquisa.
Agora Henrique nos brinda com um livro de contos-memórias com uma sensibilidade ímpar e incomum, demostrando e consolidando toda a força da sua obra, e sua grande importância para a cultura brasileira.
Edgar Franco <ciberpaje@gmail.com>
O Ciberpajé Edgar Franco com o exemplar do livro
Publicado originalmente em https://ciberpaje.blogspot.com/2019/12/ciberpaje-recomenda-cercas-que-separam.html, acessado em 18/12/2019
Leia a edição digital: Cercas que separam quintais
Mais resenhas sobre o livro:
Wellington Pereira
Marília Arnaud